Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

sábado, 10 de dezembro de 2011

No fim do ano, fluxo de passageiros nos aeroportos deve crescer 13,6%



As autoridades aeroportuárias determinaram uma série de medidas a serem implantadas neste mês de dezembro para enfrentar o aumento do movimento de passageiros nos aeroportos. Segundo a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conareo), o movimento de passageiros no fim de 2011 deve ser 12% maior que a média do ano e 13,6 % superior em relação a dezembro de 2010. São esperados este mês mais de 16 milhões de embarques nos aeroportos operados pela Infraero.

Entre as principais medidas estão o reforço no número de trabalhadores e o aumento de 47% na capacidade do espaço aéreo de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e região Sul. "As medidas foram definidas em conjunto entre Infraero, Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] e operadoras, e devem melhorar a qualidade do atendimento", disse, na sexta-feira, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt.

Ele informou que foram intensificados os trabalhos para garantir o início da operação de seis módulos operacionais nesse fim de ano - terminais provisórios construídos para atender a demanda de passageiros mais urgente - nos aeroportos de Guarulhos (SP), Campinas (SP), Vitória (ES), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS). No aeroporto de Guarulhos, parte do teto do terminal que está previsto para ser inaugurado no dia 20 de dezembro caiu na tarde da sexta-feira passada.

A Infraero contratou 321 empregados de segurança aeroportuária, operação, navegação aérea e manutenção, além de mais 200 atendentes para prestar informações aos passageiros. A Anac irá mobilizar 240 funcionários para trabalhar nos turnos de maior fluxo nos aeroportos de Brasília, Confins (Minas), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ) e Santos Dumont (RJ). A polícia federal e a Receita federal também vão aumentar as equipes disponíveis nos aeroportos.

Para possibilitar um maior número de aeronaves em voo, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) implantou em 20 de outubro um novo sistema de rotas aéreas, que permite a redução do espaço entre as aerovias, de 10 milhas para 5 milhas.

Por parte das companhias aéreas, foi firmado compromisso de redução do tempo de espera de check-in e de restituição de bagagens. A prática do overbooking está proibida. As empresas também devem manter aeronaves reservas durante os horários de pico.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário