As autoridades
aeroportuárias determinaram uma série de medidas a serem implantadas neste mês
de dezembro para enfrentar o aumento do movimento de passageiros nos
aeroportos. Segundo a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias
(Conareo), o movimento de passageiros no fim de 2011 deve ser 12% maior que a
média do ano e 13,6 % superior em relação a dezembro de 2010. São esperados
este mês mais de 16 milhões de embarques nos aeroportos operados pela Infraero.
Entre as principais
medidas estão o reforço no número de trabalhadores e o aumento de 47% na
capacidade do espaço aéreo de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e região Sul.
"As medidas foram definidas em conjunto entre Infraero, Anac [Agência Nacional
de Aviação Civil] e operadoras, e devem melhorar a qualidade do
atendimento", disse, na sexta-feira, o ministro-chefe da Secretaria de
Aviação Civil, Wagner Bittencourt.
Ele informou que
foram intensificados os trabalhos para garantir o início da operação de seis
módulos operacionais nesse fim de ano - terminais provisórios construídos para
atender a demanda de passageiros mais urgente - nos aeroportos de Guarulhos
(SP), Campinas (SP), Vitória (ES), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Porto Alegre
(RS). No aeroporto de Guarulhos, parte do teto do terminal que está previsto
para ser inaugurado no dia 20 de dezembro caiu na tarde da sexta-feira passada.
A Infraero contratou
321 empregados de segurança aeroportuária, operação, navegação aérea e
manutenção, além de mais 200 atendentes para prestar informações aos
passageiros. A Anac irá mobilizar 240 funcionários para trabalhar nos turnos de
maior fluxo nos aeroportos de Brasília, Confins (Minas), Guarulhos (SP),
Congonhas (SP), Galeão (RJ) e Santos Dumont (RJ). A polícia federal e a Receita
federal também vão aumentar as equipes disponíveis nos aeroportos.
Para possibilitar um
maior número de aeronaves em voo, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo
(Decea) implantou em 20 de outubro um novo sistema de rotas aéreas, que permite
a redução do espaço entre as aerovias, de 10 milhas para 5 milhas.
Por parte das
companhias aéreas, foi firmado compromisso de redução do tempo de espera de
check-in e de restituição de bagagens. A prática do overbooking está proibida.
As empresas também devem manter aeronaves reservas durante os horários de pico.
Fonte: Valor
Econômico
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