Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

sexta-feira, 2 de março de 2012

RJ - policiais e bombeiros são obrigados a declarar bens



A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro vai obrigar policiais civis, militares e bombeiros a fazerem declarações anuais de bens para avaliar se há enriquecimento ilícito. A norma está no decreto estadual nº 43.483/2012, publicado no Diário Oficial do Estado na terça-feira.

Todos os policiais civis, militares e bombeiros terão de fazer a declaração até 15 dias após a data limite fixada para a apresentação da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda de pessoa física, bem como no momento em que o agente deixar o cargo. "Quando forem verificados sinais de incompatibilidade patrimonial, a Corregedoria Geral Unificada (CGU) será comunicada, visando à instauração de sindicância patrimonial, que se constitui em procedimento sigiloso e meramente investigatório, não tendo caráter punitivo", diz nota da secretaria.

O agente público que se recusar a apresentar a declaração ou prestar falsas informações ficará sujeito a procedimento disciplinar. Diante de indícios de enriquecimento ilícito ou incompatibilidade patrimonial do servidor, a CGU vai instaurar sindicância patrimonial para apuração dos fatos. Após conclusão, dependendo do resultado da sindicância, a CGU poderá recomendar a instauração de processo administrativo disciplinar, inclusive com representação pela quebra do sigilo bancário e fiscal do servidor e de seu cônjuge, filhos, companheiro e outras pessoas que vivam sob sua dependência econômica. Entre as sanções previstas na conclusão do processo está a demissão do servidor.

Fonte: http://noticias.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário