Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

sexta-feira, 23 de abril de 2010

CASSEMS uma história que deu certo


            
 Ricardo Ayache e Lauro Davi

A CASSEMS – Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de MS realizará no dia 23 de abril de 2010 sua 9ª AGO (Assembléia Geral Ordinária de Prestação de Contas) referente ao exercício de 2009 e a cerimônia de posse dos novos conselhos.

A prestação de contas da CASSEMS será realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, a partir das 14h e contará com a presença dos beneficiários CASSEMS da capital e do interior do Estado, que vem até Campo Grande para participar da prestação de contas que a CASSEMS realiza anualmente.

Após o término da Assembléia de Prestação de Contas, no mesmo local, terá início à cerimônia de posse dos novos conselheiros de administração e fiscal da CASSEMS, cujos membros foram eleitos em eleição realizada pela CASSEMS no dia 03 de março de 2010, quando o atual presidente professor Lauro Davi foi reeleito para mais três anos de mandato (2010-2013). "Faz-se necessário destacar que a gestão do professor Lauro Davi tem a competência e a seriedade como marcas registradas, conforme opinião da maioria dos servidores públicos de MS".

CASSEMS – História

Em fevereiro do ano de 2001, concretizava-se uma das maiores conquistas do servidor público do Estado do Mato Grosso do Sul, a CASSEMS – CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL – criada após a extinção do PREVISUL, órgão do governo estadual que administrava tanto a previdência como o sistema de saúde que atendia aos servidores públicos.

Fruto de um projeto ambicioso, a CASSEMS é um plano de saúde de auto-gestão exclusivo dos servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. Auto-gestão significa dizer, nesse caso, que os servidores públicos estaduais do Mato Grosso do Sul administram a CASSEMS, que beneficia a eles próprios com o plano de saúde tendo total autonomia administrativa, mesmo porque os conselhos gestores da Caixa são eleitos pelos servidores.

Os recursos para a manutenção do plano de saúde são oriundos do desconto de 5,25% na folha de pagamento dos servidores associados e mais uma parcela do Estado equivalente a 3% dessa mesma folha, por isso a CASSEMS ganha status de única empresa de auto-gestão estadual com parceria do Governo Estadual, sendo, portanto referência nacional.

Composta de um quadro de funcionários estritamente necessários para as funções de administração e de atendimento que necessita. Possui instalações atualmente em 90% dos municípios do Estado, atendendo as principais necessidades dos usuários.

Desde sua criação a CASSEMS está se estruturando para estar sempre atualizada e condizente com o mercado altamente competitivo em que se insere.

Os investimentos em pessoal e equipamentos modernos, além dos programas e sistemas adotados, e a realização do Planejamento Estratégico da CASSEMS, elaborado em consonância com os critérios de excelência em Gestão permitem o funcionamento eficiente de todas as suas estruturas.

A CASSEMS se apresenta hoje, sob a égide da legislação vigente, como uma das instituições melhor estruturada para atendimento em assistência a saúde de servidores públicos no Brasil. Em 2002 foi realizado um encontro de vários representantes de instituições Estaduais e Municipais, na qual constatou-se que, mesmo com todas as dificuldades políticas e institucionais, a CASSEMS se pautou desde sua constituição no caminho da estruturação de uma instituição capaz de solidificar-se em curto espaço de tempo, como um modelo de projeção nacional, tanto na forma de administrar benefícios aos seus associados, quanto na cobertura oferecida para o atendimento das necessidades básicas de saúde.

A partir de 2004 e até início de 2005, a CASSEMS teve de enfrentar uma crise gerada pela paralisação de algumas especialidades médicas que reivindicavam reajuste significativo no valor de seus serviços. Aliás, esse movimento atingiu a maioria dos planos de saúde existentes no mercado, contudo, após exaustivas negociações com a classe médica e com os servidores públicos, em março de 2005 os atendimentos médicos foram integralmente retomados. Nesse ponto é importante dizer que a rede de mais de 1.500 credenciados é paga rigorosamente em dia.

Desse acontecimento, a CASSEMS saiu fortalecida e provou que seu negócio ultrapassa a mera comercialização de um plano de saúde e mais, consolidou sua posição como uma empresa voltada necessariamente ao bem estar do seu associado servidor público e de sua família.

Em 2005, a CASSEMS inaugurou sua sede própria administrativa com ambulatórios médico e odontológico em Campo Grande/MS e em outras cinco unidades regionais com sede própria administrativa.

Nessa mesma época, a CASSEMS adquiriu um hospital na cidade de Dourados/MS e, desde então, novos desafios foram enfrentados, como a criação da Benefício Medicamento, que comercializa medicamentos a preço de custo em todo o Estado, o arrendamento da Santa Casa de Nova Andradina, para o Hospital CASSEMS Nova Andradina, a inauguração do Hospital Aquidauana e Ponta Porã, além do Cartão de Benefícios que facilita o financiamento da saúde, Benefício Póstumo e os Programas de Medicina e Odontologia Preventiva. inserindo a CASSEMS definitivamente no rol dos grandes planos de saúde do país.

Vale destacar que o plano de saúde oferece cobertura para assistência odontológica, psicológica e fonoaudiológica e, desde de 2007, proporciona acompanhamento de nutricionista a seus beneficiários com doenças crônicas, coberturas essas que, não são imposições da legislação e sim mais uma iniciativa da CASSEMS.

Além de atender aos servidores públicos do Estado, a CASSEMS se estende também aos servidores municipais de vários municípios do interior do Estado do Mato Grosso do Sul, através de convênios com suas prefeituras. Ainda, a CASSEMS assinou convênio de reciprocidade com o Estado de São Paulo, em que os casos mais complexos serão enviados para a cidade e com a GEAP, reciprocidade nacional que permitirá o atendimento em todo país.

A CASSEMS conta hoje com aproximadamente 55.000 beneficiários titulares que representam o universo de 130.000 beneficiários incluídos, entre dependentes e convênios com prefeituras os quais, em pesquisa realizada, posicionaram a CASSEMS com avaliação positiva de 80% entre ótimo/bom.

Por fim, na avaliação da ANS – AGENCIA NACIONAL DE SAÚDE – que regula a atuação das operadoras de plano de saúde, numa escala de 0 a 1, a CASSEMS obteve média de 0,5 a 0,75.


Fonte: CASSEMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário