Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)



A Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo - é um programa do Governo do Estado de São Paulo criado pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008 para expandir o ensino superior público de qualidade. Trata-se de uma ação cooperativa, articulada pela Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo com as universidades estaduais paulistas - USP, Unesp e Unicamp - e com o Centro Paula Souza, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), da Fundação do Desenvolvimento Administrativo Paulista (FUNDAP), da Fundação Padre Anchieta (FPA) e da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Os cursos a serem oferecidos via Univesp têm o seu projeto acadêmico e os seus conteúdos formulados pelas universidades que os propõem, e que são responsáveis também pelo processo de seleção para o ingresso dos estudantes, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos. À Univesp cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização desses cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização, o seu desenvolvimento e o aproveitamento dos alunos neles matriculados.

A Univesp lança mão de diversas tecnologias da informação e comunicação, associadas a atividades presenciais em polos de aprendizagem instalados nas diversas regiões do estado. No ambiente virtual de aprendizagem na internet, Tidia AE, os alunos encontram conteúdos educacionais, como material didático, artigos e vídeos, e podem acessar uma série de ferramentas como fóruns virtuais e chats (salas de bate-papo) que estreitam o relacionamento entre alunos do mesmo curso, alunos e professores e alunos e tutores. Além da internet, a Univesp conta com a Univesp TV, um canal digital da Fundação Padre Anchieta dedicado a apoiar o conteúdo didático dos cursos da Univesp, com programação 24 horas por dia.

Trata-se de uma forma de conceber a educação que amplia o tempo e o espaço de atuação das instituições de ensino superior, forma esta que vem sendo utilizada com sucesso em várias universidades de ponta em diferentes países, como é o caso da Universidade Virtual do Pays de La Loire (França), Universidade Aberta da Catalunha (Espanha), a Open University (Inglaterra) e a Universidade Virtual do Instituto Tecnológico de Monterrey - Itesm (México).

O jovem vai à universidade e a universidade vai à sua juventude como possibilidade concreta no caminho de sua trajetória social, contribuindo para aumentar a oferta de vagas no ensino superior público gratuito e criando condições de maiores facilidades operacionais para deslocamento geográfico do estudante que parte de seus interiores em busca das grandes instituições paulistas.


Fonte: UNIVESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário