Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Dicas de segurança em Paris (do livro GTB Paris)

La Tour Eiffel

Paris: dicas de segurança

"Trecho do guia de viagem PARIS, da série GTB - Guia do Turista Brasileiro, págs. 214 a 217."

Segurança

Quem está chegando de uma grande cidade brasileira como São Paulo ou Rio de Janeiro pode relaxar: estará muito mais seguro em Paris. Porém, em qualquer lugar do mundo, turistas (mulheres e pessoas idosas, principalmente) são sempre mais visados e costumam mesmo ter cara de turistas. Mantendo um comportamento discreto e não estando fantasiado de turista (boné com desenho da Tour Eiffel, máquina fotográfica exposta), você pode, eventualmente, andando na rua, até se fazer passar por um parisiense. (Basta disfarçar o ar de deslumbramento!). Não exagere: não é necessário comprar uma boina (que ninguém mais usa por lá) nem andar para cima e para baixo com uma baguete debaixo do braço e um exemplar do Le Monde na mão.

A criminalidade em Paris é muito diferente daquela das grandes cidades brasileiras — e os criminosos também. Este último ponto é mesmo um problema. Nas cidades onde estamos acostumados a circular, sabemos em que situações — e com quem — tomar cuidado.

Que tipo de criminalidade mais atinge os turistas em Paris? Sem dúvida, os furtos, sem violência, ou mesmo sem que você perceba. É o caso dos batedores de carteira. (São muito, realmente muito raros, assaltos à mão armada, seqüestros-relâmpago, essas coisas bárbaras que existem hoje em dia por aqui). Passaportes são bastante “furtáveis”, pois podem ser revendidos no mercado negro para traficantes e terroristas.

Que lugares e situações devem ser evitados?

• As periferias mais pobres. Mesmo porque não tem nada lá que possa interessar a um turista (a não ser que você seja um sociólogo e esteja recolhendo material para uma tese sobre os contrastes sociais nas capitais européias).

• Andar de metrô tarde da noite, principalmente em estações pouco movimentadas ou se você for idoso ou mulher. Se for voltar muito tarde, tome um táxi.

• Embora não seja perigoso entrar num sex-shop da rue St-Denis, perambular sozinho de madrugada por essa rua, nos jardins do Forum des Halles, ou no norte de Paris, nas proximidades das estações de metrô Stalingrad, Barbés e Château d’Eau, do Bd. de Strasbourg, do Bd. de Magenta, da rue du Faubourg Poissonière e em ruelas menos movimentadas de Pigalle não é uma boa idéia.

• Dentre os lugares turísticos, onde você deve abrir mais os olhos à noite, principalmente nos finais de semana, por incrível que pareça, é a elegante Av. des Champs-Élysées. Trombadinhas (e trombadões...) costumam agir por lá, às vezes de patins.

Dicas para todos

• Não coloque nada de valor (inclusive documentos) na bolsa de mão nem no bolso de trás da calça. Sobretudo nos horários de pico, existem batedores de carteira nos metrôs e nos mercados (principalmente no mercado das pulgas de Clignancourt). Prefira os bolsos internos de casacos e blusões – de preferência bolsos fechados com zíper ou velcro, pois quando você tira o casaco num metrô e o carrega dobrado, a carteira e os documentos podem cair.

• Evite viajar com muito dinheiro líquido. Se for necessário fazê-lo, guarde-o em uma bolsa de cintura usada por baixo da roupa (encontrada em lojas que trabalham com malas e valises). Coloque nela apenas notas de maior valor, para não fazer volume. Na carteira, transporte valores menores para o dia-a-dia. Procure deixar o grosso do dinheiro no cofre da recepção do hotel e peça um recibo.

• Cuidado com cartões de crédito. Já reparou que ninguém costuma, em nenhum estabelecimento, nem no Brasil nem no exterior, pedir documento de identidade nem conferir a assinatura? Ao pagar algo com seu cartão de crédito, verifique quando o devolverem se o cartão que estão lhe entregando é realmente o seu.

• Nunca deixe os cheques de viagem junto com seu passaporte e com o recibo de compra dos cheques. (Este último deve ser deixado bem guardado, no hotel).

• Desconfie de pessoas que o abordem para propor um táxi clandestino num aeroporto ou estação.

• Se alugar automóvel, coloque a bagagem no porta-malas, não a deixe visível. À noite, não deixe o veículo estacionado na rua com coisas de valor (mesmo no porta-malas).

• A maioria dos ladrões em Paris não tem a cara de marginal com a qual estamos acostumados. Muitos estão bem vestidos e não despertam suspeitas. Alguns agem em saguões de hotel, em aeroportos e estações e somem com sua mala.

• Cuidado com seu passaporte. Em caso de perda ou furto, faça uma declaração na polícia e avise o consulado imediatamente. Nem sempre você conseguirá obter um novo passaporte, principalmente se não tiver nenhum meio de comprovar sua identidade. Por isso mesmo, é bom ter consigo alguns documentos brasileiros como, por exemplo, carteira de identidade, além de CPF e pelo menos xerox de título de eleitor e do próprio passaporte. De qualquer modo, a taxa a ser paga para obter um passaporte novo não é barata: em torno de 90 euros. No caso de você não conseguir um novo passaporte, o consulado lhe fornecerá um laissez-passer (um documento que lhe permitirá voltar ao Brasil).

• Além de ter um xerox do passaporte, anote o número de seu cartão de crédito e o de seus cheques de viagem numa caderneta.

• Paris não é muito grande e é bem sinalizada. É quase impossível você se perder! Em todo caso, ao sair leve um cartão do hotel onde você se hospedar, com o endereço e telefone. Decore o nome da rua de seu hotel — e da estação de metrô mais próxima (é moleza). Ande sempre com o mapa do metrô com você. Se estiver com crianças ou adolescentes, deixe um cartão com o nome e o endereço do hotel no bolso de cada um deles. Cuidado para não se confundir com ruas que têm nomes parecidos, como a rue St-Honoré e a rue du Faubourg St-Honoré ou a rue Montmartre e o Bd. (boulevard) Montmartre.

Dicas para homens desacompanhados

A capital francesa tem atrações de todo tipo, lugares lindos para se visitar, museus, shows, concertos ou mesmo espetáculos bem sensuais e de alto padrão. Boates de strip-tease e barzinhos de garçonetes seminuas e garotas de programa existem no Brasil; não é necessário ir a Paris para isso. Como sabemos, porém, que alguns homens que viajam sozinhos saem em busca de aventuras e acabam arrumando aborrecimentos, preferimos dar algumas dicas.

• A rue St-Denis e seus arredores, no norte do Halles, e algumas ruas de Pigalle são barra pesada.

• Recuse abordagens na rua e não se deixe arrastar para dentro de espeluncas onde será obrigado a gastar uma fortuna com bebidas que não pediu. Se resolver ir em alguma casa de strip-tease, vá acompanhado por um amigo e escolha uma de melhor categoria, freqüentada por grupos de turistas.

• Não saia para um programa desses com somas elevadas em dinheiro vivo.

• Não consuma nada sem ter examinado detalhadamente os preços no cardápio.

• Se possível, não vá sozinho; leve um amigo.

• São comuns os golpes e furtos praticados por prostitutas ou travestis. À noite, o Bois de Boulogne é lugar onde os travestis recebem seus clientes e o Bois de Vincennes é um dos locais de prostituição feminina. Mesmo que você seja apenas um curioso, saiba que só se chega nesses lugares de carro e que em ambos ocorrem assaltos e batidas policiais.

• Ah, sim, camisinha em francês chama-se préservatif.

Dicas para mulheres desacompanhadas

• Há algo que só acontece com as muito ingênuas, mas... acontece, então é bom saber. Existem abordagens extremamente sedutoras, nas ruas, às turistas e às estudantes estrangeiras, principalmente por um pessoal da pesada, que na maioria das vezes não é francês. Lembre-se de que, se eles estão atrás das estrangeiras, é porque as parisienses não caem nessa. A abordagem começa sempre com aquele papo: “De onde você é? Brasileira? Puxa, que bom...” (Bom para quem?) e termina com um convite para jantar na casa deles ou algo parecido. Você chega lá e encontra uma turminha esperando. Se for abordada na rua, não dê trela!

• Não aproveite sua viagem a Paris para levar suas jóias mais caras para tomar sol no Bateau-Mouche. Isso chama a atenção. Reserve-as para uma noitada especial em que você vá voltar de táxi ou alguém (um amigo, não algum gentil desconhecido!) vá lhe dar uma carona até o hotel.

No guia de viagem PARIS da série GTB você encontra todas as dicas que lhe evitarão cair em roubadas quando visitar Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário