A Transoeste - nova via expressa da cidade do Rio que
ligará Barra da Tijuca à Santa Cruz e
Campo Grande - entrará oficialmente em
operação na próxima quarta-feira, dia 6. Com 56 quilômetros, a nova linha
viária vai beneficiar 220 mil pessoas
por dia com a redução em uma hora do tempo de viagem. Sua implementação, no
entanto, será gradual.
- Esse é o primeiro
sistema de BRT, de alta capacidade, implantado pela Prefeitura do Rio. A obra
viária será toda inaugurada na quarta-feira quando começamos gradualmente com a
ligação entre as estações Pingo D`água e Alvorada, mas o sistema será
implementado aos poucos. Para adaptação e ajustes no sistema, novas estações,
novas paradas, serão introduzidas ao longo de 60 dias. Será uma virada
fantástica na qualidade de vida. Está começando um momento simbólico em que
pela primeira vez a Zona Oeste é ligada ao restante da cidade – disse o
prefeito.
Segregado do tráfego
geral, composto de linhas expressas e paradoras, os Ligeirões vão trafegar
livres de congestionamentos, encurtando pela metade o tempo de viagem. Os ônibus articuladores terão ar
condicionado e capacidade para 140 passageiros.
Segundo o secretário
municipal de Obras, Alexandre Pinto, a perfuração do Maciço da Pedra Branca
dará mais mobilidade para o trânsito.
- A ligação por
túneis permite uma rapidez do deslocamento, dando maior mobilidade ao Rio. Mas
o principal da obra viária da Transoeste é possibilitar um corredor exclusivo
de alta capacidade de transporte de massa.
A tarifa do serviço será de R$ 2,75, com direito às integrações do Bilhete Único Carioca.
Dentro do período de duas horas o passageiro poderá utilizar até três viagens,
duas de ônibus - alimentadora e comum - e uma da BRT. A integração com ônibus
de linhas intermunicipais terá tarifa de R$ 4,95, incluindo ainda uma viagem em
linha alimentadora do BRT.
- Os ônibus
alimentadores vão levar as pessoas dos bairros da Zona Oeste até o BRT. Nestas
linhas, ao pagar a passagem, a população vai receber o cartão eletrônico para
passar na catraca das estações do BRT. O cartão será utilizado até o destino
final. Com o RioCard, será a mesma coisa - explicou o secretário municipal de
Transporte, Alexandre Sansão, que ainda falou sobre a importância do BRT para a
preservação ambiental:
- O BRT atende as
normas internacionais de redução de emissões (de gases poluentes) com motor
Euro 5, o que contribui para a questão ambiental.
A Transoeste faz
parte dos investimentos da Prefeitura em mobilidade urbana que incluem ainda os
BRTs Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil, ligando toda
a cidade através de corredores exclusivos para ônibus articulados. Ao todo, serão 140 quilômetros
de extensão.
Estiveram no evento
os secretários municipais de Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho Teixeira; de
Conservação, Carlos Roberto Osório; a presidente da Cet-Rio, Claudia Secin; e
os subprefeitos da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed Monteiro, e da Zona
Oeste, Edimar Teixeira.
Fonte: Jornal do
Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário