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segunda-feira, 4 de junho de 2012

Primeiro corredor BRT começa a operar no Rio



A Transoeste  - nova via expressa da cidade do Rio que ligará  Barra da Tijuca à Santa Cruz e Campo Grande  - entrará oficialmente em operação na próxima quarta-feira, dia 6. Com 56 quilômetros, a nova linha viária vai  beneficiar 220 mil pessoas por dia com a redução em uma hora do tempo de viagem. Sua implementação, no entanto, será gradual.

- Esse é o primeiro sistema de BRT, de alta capacidade, implantado pela Prefeitura do Rio. A obra viária será toda inaugurada na quarta-feira quando começamos gradualmente com a ligação entre as estações Pingo D`água e Alvorada, mas o sistema será implementado aos poucos. Para adaptação e ajustes no sistema, novas estações, novas paradas, serão introduzidas ao longo de 60 dias. Será uma virada fantástica na qualidade de vida. Está começando um momento simbólico em que pela primeira vez a Zona Oeste é ligada ao restante da cidade – disse o prefeito.

Segregado do tráfego geral, composto de linhas expressas e paradoras, os Ligeirões vão trafegar livres de congestionamentos, encurtando pela metade o tempo de viagem. Os ônibus articuladores terão ar condicionado e capacidade para 140 passageiros.

Segundo o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, a perfuração do Maciço da Pedra Branca dará mais mobilidade para o trânsito.

- A ligação por túneis permite uma rapidez do deslocamento, dando maior mobilidade ao Rio. Mas o principal da obra viária da Transoeste é possibilitar um corredor exclusivo de alta capacidade de transporte de massa.

A tarifa do serviço será de R$ 2,75, com direito às integrações do Bilhete Único Carioca. Dentro do período de duas horas o passageiro poderá utilizar até três viagens, duas de ônibus - alimentadora e comum - e uma da BRT. A integração com ônibus de linhas intermunicipais terá tarifa de R$ 4,95, incluindo ainda uma viagem em linha alimentadora do BRT.

- Os ônibus alimentadores vão levar as pessoas dos bairros da Zona Oeste até o BRT. Nestas linhas, ao pagar a passagem, a população vai receber o cartão eletrônico para passar na catraca das estações do BRT. O cartão será utilizado até o destino final. Com o RioCard, será a mesma coisa - explicou o secretário municipal de Transporte, Alexandre Sansão, que ainda falou sobre a importância do BRT para a preservação ambiental:

- O BRT atende as normas internacionais de redução de emissões (de gases poluentes) com motor Euro 5, o que contribui para a questão ambiental.

A Transoeste faz parte dos investimentos da Prefeitura em mobilidade urbana que incluem ainda os BRTs Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil, ligando toda a cidade através de corredores exclusivos para ônibus articulados. Ao todo, serão 140 quilômetros de extensão.

Estiveram no evento os secretários municipais de Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho Teixeira; de Conservação, Carlos Roberto Osório; a presidente da Cet-Rio, Claudia Secin; e os subprefeitos da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed Monteiro, e da Zona Oeste, Edimar Teixeira.

Fonte: Jornal do Brasil 

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