Em 23 de outubro de
1906, um jovem brasileiro encantou Paris ao voar em um monoplano de sua inteira
concepção e construção. O jovem inventor era Alberto Santos Dumont e o
característico chapéu-panamá que costumava usar, terminou por torná-lo figura
inconfundível em todo o mundo.
Inspirada por Santos
Dumont, a Embraer é hoje uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo,
posição alcançada graças à busca permanente e determinada da plena satisfação
de seus clientes. Com mais de 40 anos de existência, a empresa atua em todas as
etapas de um processo complexo: projeto, desenvolvimento, fabricação, venda e
suporte pós-venda de aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação
executiva e de defesa.
Já foram produzidos pela
Embraer mais de 5 mil aviões, que operam em 92 países, nos cinco continentes,
tornando-a líder no mercado de jatos comerciais com até 120 assentos, além da
fabricação de alguns dos melhores jatos executivos em operação e da entrada em
um novo patamar no setor de defesa.
EVOLUÇÃO
Em 19 de agosto de 1969
foi criada a Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica, companhia de capital
misto e controle estatal. Com o apoio do Governo Brasileiro, a Empresa iria transformar
ciência e tecnologia em engenharia e capacidade industrial. Além de iniciar a
produção do Bandeirante, a Embraer foi contratada pelo Governo Brasileiro para
fabricar o jato de treinamento avançado e ataque ao solo EMB 326 Xavante, sob
licença da empresa italiana Aermacchi. Outros desenvolvimentos que marcaram o
início das atividades da Embraer foram o planador de alto desempenho EMB 400
Urupema e a aeronave Agrícola EMB 200 Ipanema.
Ao final da década de
1970, o desenvolvimento de novos produtos – como o EMB 312 Tucano e o EMB 120
Brasilia, seguidos pelo programa AMX, em cooperação com as empresas Aeritalia
(hoje Alenia) e Aermacchi – permitiu que a Empresa alçasse a um novo patamar
tecnológico e industrial.
A entrada em operação da
nova família de jatos comerciais EMBRAER 170/190 a partir de 2004, a confirmação da
presença definitiva da Embraer no mercado de aviação Executiva com o lançamento
de novos produtos, assim como a expansão de suas operações no mercado de
serviços aeronáuticos, estabeleceram bases sólidas para o desenvolvimento
futuro da Empresa. Com uma base global de clientes e importantes parceiros de
renome internacional, há mais de 40 anos a Embraer contribui para integrar o
mundo pela aviação, diminuindo distâncias entre povos e oferecendo o que existe
de mais moderno em tecnologia, versatilidade e conforto em aeronaves.
NEGÓCIO E VALORES:
O negócio da Embraer é
gerar valor para seus acionistas através da plena satisfação de seus clientes
do mercado aeronáutico global. Por geração de valor entende-se a maximização do
valor da Empresa e a garantia de sua perpetuidade, com integridade de
comportamento e consciência social e ambiental. A Empresa se concentra em três
áreas de negócio e mercados: Aviação Comercial, Aviação Executiva e Defesa.
Valores Empresariais
Os valores que modelam
as atitudes e unem as ações para assegurar a perpetuidade da Empresa são:
- Nossa gente;
- Nossos clientes;
- Excelência
empresarial;
- Ousadia e Inovação;
- Atuação global;
- Futuro sustentável;
Fonte: Embraer
Nenhum comentário:
Postar um comentário