Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Lançamentos de imóveis na Região Metropolitana do Rio



O boom imobiliário ganhou fôlego na Região Metropolitana do Rio de Janeiro no ano passado. O volume de lançamentos na área chegou a 13.089 unidades, entre comerciais e residenciais. Equivale a aumento de 45% sobre o total de 2010. Os dados estão em levantamento da Ademi-Rio. A expansão supera a alta registrada na capital fluminense em 2011, que foi de 25%, somando 25 mil novas unidades. "A tendência é de alta para os próximos anos. As áreas centrais do estado estão muito condensadas", explica Paulo Fabbriani, vice-presidente da associação das empresas do mercado imobiliário.

A expansão econômica do estado, continua ele, é a principal responsável por esse acréscimo em empreendimentos na Região Metropolitana. "Com a atração de novos polos industriais e produtores, há necessidade de fixar a população. A nova rede de transportes do Rio, com os BRTs, também ajudará no deslocamento dos trabalhadores", pondera Fabbriani. Em Itaboraí, por exemplo, vizinha ao Comperj, os lançamentos triplicaram: foram de 821 unidades, em 2010, para 2.620, ano passado. Em São Gonçalo, o salto foi de 574 para 1.086. Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense, onde é forte a indústria de óleo e gás, cresceu de 352 para 1.167. Na Costa Verde, Itaguaí partiu de 216 para 1.392 unidades de um ano para o outro.

Para o vice-presidente da Ademi-Rio, o fortalecimento do mercado fora da capital pode colaborar ainda para a redução do preço médio dos imóveis no estado. "Os preços no Rio vão continuar subindo. Como os valores são menores na Região Metropolitana, contudo, isso pode ajudar a frear o preço médio", estima ele.

Fonte: O Globo, Negócios & Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário