Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

domingo, 8 de janeiro de 2012

Stephen William Hawking



O físico Stephen Hawking (1942-) combinou a teoria da relatividade com a mecânica quântica para descrever as propriedades dos buracos negros. Hawking nasceu em Oxford, na Inglaterra. Embora tivesse aprendido a ler somente aos oito anos de idade e seu desempenho como aluno não fosse excepcional, Hawking decidiu tentar uma carreira em cosmologia, o estudo do universo como um todo. Freqüentou a Universidade de Cambridge e, pouco depois de seu 21º aniversário, recebeu o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como mal de Lou Gehrig. Os médicos não ofereciam cura ou tratamento para a doença. Apesar desse empecilho, ele continuou com seus estudos e recebeu o título de Ph.D. em 1966.

Em suas pesquisas, Hawking investigou os buracos negros, objetos muito mais densos do que qualquer coisa já estudada na física. Os buracos negros são formados por enormes estrelas que esgotam seu combustível nuclear e caem para um ponto de volume zero e densidade infinita. A velocidade de fuga em um buraco negro é maior que a velocidade da luz, portanto os buracos negros só podem ser detectados por seus efeitos gravitacionais sobre objetos próximos. Os físicos não tinham a matemática necessária para lidar com a matéria nessas condições. Hawking percebeu que, devido à grande massa dos buracos, a teoria da relatividade de Einstein tinha que ser usada, mas como seu tamanho era mínimo, eles também seguiam as regras de mecânica quântica.

Hawking indicou que os pequenos buracos negros talvez tivessem sido produzidos na época do Big-Bang – termo usado pelos cientistas para o momento em que o universo foi criado. Em 1974, seus estudos mostraram que a energia podia escapar dos buracos negros. Buracos negros menores podiam evaporar, e o processo era tão rápido que eles podiam explodir e emitir partículas na forma de radiação térmica – a chamada radiação de Hawking.

Hawking nunca mais foi ao médico que diagnosticou sua doença e não ofereceu esperanças. Em vez disso, seu pai, um pesquisador médico, tornou-se seu principal conselheiro. Em 1974, sua condição já requisitava mais assistência do que sua esposa podia dar. Por seis anos, ele foi auxiliado por alunos de pesquisa e, em 1980, começou a depender de enfermeiras. Em 1986, já necessitava de cuidados de enfermagem dia e noite, pois a doença havia progredido tanto, que ele era incapaz de falar ou se mover sozinho.

Apesar de contar apenas com uma cadeira de rodas para se mover e falar por meio de um sintetizador de voz computadorizado, ele viajou bastante, deu palestras para grandes platéias e continuou a escrever. Seu livro, Uma Breve História do Tempo, publicado em 1988, é uma narrativa direcionada ao público em geral da cosmologia e se tornou um best seller internacional.

Em 1979, a Universidade de Cambridge deu a ele a cadeira de matemática ocupada por Isaac Newton 300 anos antes. Durante a década de 1990, ele concentrou seu trabalho em um problema que Einstein não havia conseguido resolver – combinar as forças físicas conhecidas em uma única teoria: a teoria unificada completa.

Fonte: http://www.ahistoria.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário