Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

sábado, 21 de janeiro de 2012

Nordestino é dicionarizado e Sudestino não o é, por quê?



Como é sabido, o Brasil é geograficamente dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Quem tem raízes no Norte, é conhecido como nortista; os do Nordeste são nordestinos; os do Sul, sulistas. Mas e os que são do Centro-Oeste e do Sudeste, como poderiam ser chamados?

Há uma lacuna, nos dicionários brasileiros, a respeito dessas duas regiões brasileiras. O Aurélio até traz o verbete "centro-ocidental", associado ao conceito de centro-oeste, mas o significado é restrito à região localizada "nas partes central e ocidental de um continente, país, território, etc.", nada sendo dito sobre as pessoas que povoam aquele lugar.

Quanto ao Sudeste, nem isso. Como eles deveriam ser chamados? Sudestinos, em correspondência aos nordestinos? (http://forum.wordreference.com)

Na verdade, determinados habitantes do sudeste não querem ser tratados ou lembrados como região, e sim, como estados individualmente nominados (São Paulo – paulistas; Rio de Janeiro – fluminenses; Minas Gerais – mineiros e Espírito Santo – capixabas), e há também uma certa vaidade, em relação a superioridade econômica e social de cada um. Talvez em tese, seja essa razão a não dicionarização da palavra sudestino. Detalhe interessante no mundo da linguística. Vale a pena pesquisar a fundo, para ver se o fato procede ou não.

Fonte: Ciro Rod

Um comentário:

  1. Olá Ciro!

    Concordo com voce. Infelizmente os dicionários da língua portuguesa são pobres quando comparados com a língua inglesa, por exemplo.

    Não deveria ser assim, visto que a língua é a sexta mais falada no mundo, na frente do alemão, japonês e russo. Sem falar que é uma das poucas línguas presentes em mais de um continente.

    Visto a ascendência das outras regiões do Brasil e a alteração nos fluxos de migração, a necessidade de uma palavra para desiginar as pessoas oriundas do Sudeste é mais do que natural.

    Sudestino só vai aparacer no dicionário depois que for bastante difundida.

    Se alguém não gostar disso, dizendo que Rio e São Paulo são lugares muito diferentes e não devem ser confundidos, a minha resposta será recíproca, substituindo as palavras Ceará e Pernambuco ou Pará e Amazonas.

    ResponderExcluir