Máquina já chegou a 90 m de onde estão os trabalhadores soterrados em uma mina
A perfuradora do chamado plano B de resgate chegou a 90 m de onde se encontram os 33 trabalhadores presos em uma mina no norte do Chile há mais de dois meses. A máquina deve alcançá-los no próximo sábado (9), informou o ministro das Minas, Laurence Golborne.
Golborne, no boletim diário que faz na mina San José, informou que a perfuradora B, a mais sofisticada das três que trabalham no resgate, alcançou os 535 metros dos 624 totais e que poderá chegar aos mineiros neste fim de semana.
O ministro não quis se comprometer com nenhuma data para o resgate dos mineiros, que serão içados através do túnel criado pela máquina. Mas ele calculou que, na melhor das hipóteses, será dentro de dois ou três dias a partir de sábado e, na pior, deverá levar de oito a dez dias.
Os trabalhadores estão presos desde o dia 5 de agosto e bateram o recorde de sobrevivência debaixo da terra.
O cronograma de resgate foi reduzido depois que as três perfuradoras utilizadas no local começaram a progredir rapidamente.
Assim que o túnel de resgate estiver pronto, uma cápsula de aço, projetada pela Marinha chilena e construída especificamente para esse propósito, será usada para retirar os trabalhadores da mina.
O plano é que oficiais da Marinha desçam para avaliar a situação e ajudar os mineiros a utilizar a cápsula. O processo de retirada de cada um dos homens presos deve durar uma hora.
Os parentes dos mineiros preparam uma festa para comemorar o resgate.
Fonte: AFP e R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário