Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

domingo, 7 de novembro de 2010

Censo registra aumento de 138,9 mil novos habitantes em MS


Dados foram divulgados ontem e apontam crescimento de 6,1% no número de pessoas em todo Estado

Em três anos, Mato Grosso do Sul ganhou 138.982 novos habitantes, se comparados os dados do Censo 2010 com a contagem populacional feita em 2007 — naquele ano eram 2.256.274 habitantes e, hoje, na contagem do IBGE, existem 2.404.256 pessoas no Estado o que representa aumento de 6,1%. Em Campo Grande, no mesmo período, a população passou de 724.524 para 766.461, são 41.937 novos moradores na Capital. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que publicou, no Diário Oficial da União (DOU), relatório com resultados parciais do Censo 2010.

Municípios que se sentirem prejudicados com os números do levantamento populacional terão 20 dias para contestar o IBGE. As informações já foram apresentadas às comissões municipais de geografia e estatísca — grupo formado por representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário dos municípios — que podem fazer contestação formal e pedir ao instituto que volte a campo para refazer a pesquisa ou verificar informações.

Prefeitos de cidades do interior de Mato Grosso do Sul que não atingiram 95% da população estimada IBGE em 2009 e perderam habitantes em relação ao Censo 2007 temem a diminuição da receita.

O problema é que repasses constitucionais — como o Fundo de Participação dos Municípios  (FPM) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) — provenientes da União e do Estado são calculados com base na quantidade de habitantes de cada município. Selvíria, Figueirão, Eldorado e Nioaque são os quatro municípios do Estado onde houve maior diminuição na quantidade de moradores.

Censo

A pesquisa teve início no dia 1º de agosto e foi encerrada oficialmente no dia 31 de outubro. Mas, ainda dá tempo de agendar visita do recenseador. Até o dia 20 de novembro, o IBGE vai manter funcionários nas ruas visitando domicílios que até o prazo de entrega dos dados não foram recenseados.

Para agendar a visita, basta entrar em contato com o IBGE pelo telefone 3320-4219 ou ir até o posto de atendimento do órgão, que fica na Rua Barão do Rio Branco, 1.431, no centro da Capital. Para o interior, a recomendação é que quem ainda não foi recenseado procure o posto de coleta do IBGE mais próximo.

Fonte: http://www.correiodoestado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário