Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

domingo, 14 de novembro de 2010

Confira vestibulares que ocorrem neste fim de semana


Há provas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Confira os horários dos exames.

Universidades do país aplicam vestibulares neste fim de semana. No domingo (14/11), estudantes fazem provas da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e da ESPM. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem provas no domingo e na segunda-feira (15/11). A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aplica o vestibular na segunda-feira.

UFF

Cerca de 53 mil candidatos concorrem a cerca de 6 mil vagas na UFF neste domingo, das 9h às 13h30. A universidade oferece neste ano cerca de 8 mil vagas, sendo 20% pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona estudantes pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A prova da primeira etapa da UFF será composta por 75 questões, exclusivamente de múltipla escolha, sobre biologia, filosofia, física, geografia, história, língua estrangeira, língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, matemática e química.

O candidato terá, no mínimo, uma hora e meia para fazer a prova. O resultado da primeira etapa será divulgado em 2 de dezembro no site www.vestibular.uff.br e na Coseac, na Av. Visconde de Rio Branco, s/n, campus do Gragoatá, bloco C, térreo, São Domingos, Niterói.

A segunda etapa do vestibular ocorre em 19 de dezembro. A prova de expressão plástica, somente para os candidatos ao curso de arquitetura e urbanismo, será realizada no dia 21 de dezembro.

Os cursos mais concorridos do vestibular deste ano da UFF são medicina (68,17), relações internacionais (34,86), publicidade e propaganda (32,25), jornalismo (23,73), engenharia civil (22,21) e engenharia de petróleo (20,84).

O vestibular será realizado em Juiz de Fora, Governador Valadares, Barbacena, Viçosa e Pouso Alegre (MG); Taubaté (SP); Vitória( ES); Brasília (DF), e no Estado do Rio: Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Rio das Ostras, Santo Antonio de Pádua, Itaperuna , Miracema, e Macaé.

Unesp

Na Unesp, cerca de 80.319 candidatos concorrem a 6.484 vagas em 155 opções de cursos. A universidade aplica a prova da primeira fase neste domingo, das 14h às 18h30.

O exame será realizado em 30 cidades paulistas e ainda em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande e Curitiba. Os candidatos devem se apresentar às 13h.

O fechamento dos portões está marcado para as 14h, horário de Brasília. A consulta de local de prova pode ser feita nos sites da Unesp (www.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br).

Os vestibulandos precisam levar para o endereço de exame os seguintes itens: cédula de identidade, lápis preto número dois, apontador, borracha, caneta esferográfica com tinta azul ou preta e régua transparente. Durante as provas, não ser permitida a utilização de equipamentos eletrônicos, bem como protetor auricular, boné, gorro, chapéu e óculos de sol.

A prova será composta de 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de linguagens e códigos, 30 de ciências da natureza e matemática e mais 30 de ciências humanas. O gabarito e o caderno de questões devem ser divulgados ainda no domingo, a partir das 18h30, segundo a universidade.

Os cursos mais concorridos são os de medicina (128,9), direito (50,2), arquitetura e urbanismo (40), engenharia civil (35,2) e engenharia de produção mecânica (33,9).

O resultado da primeira fase e a convocação para a próxima etapa estão marcados para 3 de dezembro. As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 19 e 20 de dezembro. O resultado final será divulgado em 3 de fevereiro.

PUC-MG

Os 13.386 inscritos no vestibular do primeiro semestre da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) para Belo Horizonte e Região Metropolitana (Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade, São Gabriel, Betim e Contagem) fazem provas neste domingo, das 13h às 18h. São oferecidas 7.250 vagas. O resultado será divulgado até 7 de dezembro, pela internet, no www.pucminas.br, e nas unidades.

Nos campi do interior, os testes serão no sábado (20/11), das 14h às 18h. O resultado será divulgado até 14 de dezembro.

As datas de matrícula variam de acordo com o curso e podem ser feitas em dezembro de 2010 ou fevereiro de 2011.

Além do sistema de provas, outra opção de ingresso na PUC Minas é a utilização dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que desde 2009 servem de critério para a seleção de candidatos. Quinze por cento das vagas de cada curso são destinadas àqueles que optaram pela utilização dos resultados do exame como critério de seleção e classificação.

UFBA

Os 46.556 inscritos na Universidade Federal da Bahia (UFBA) concorrem a 7.991 vagas.

As provas ocorrem neste domingo e na segunda-feira. Neste domingo, ocorrem provas de português e ciências naturais. Na segunda-feira, serão realizadas provas de matemática, ciências humanas e língua estrangeira. A segunda fase ocorre de 12 a 17 de dezembro.

Os portões serão fechados às 7h50, horário local. A prova começa às 8h e vai até as 13h.

O candidato deve levar: caneta esferográfica de tinta preta, lápis e borracha. A apresentação do documento de identidade (original), o mesmo utilizado para solicitar a inscrição, é condição indispensável para o ingresso do candidato na sala de provas.

Recomenda-se ao candidato levar apenas o material necessário à prova, evitando o porte de sacolas, mochilas, bolsas grandes e, sobretudo, de objetos valiosos. Será vedado o acesso ou a permanência, nos locais de prova, ao candidato que esteja com máquina de calcular, agenda eletrônica, telefone celular, pager, relógio digital ou similares, ainda que fora de uso.

Também não será permitido o uso de corretor líquido bem como de chapéu, boné, viseira, lenço de cabelo, cachecol etc. - os cabelos e as orelhas do candidato deverão estar sempre visíveis.

Os gabaritos devem ser divulgados até 24 horas após as provas, segundo a universidade. A provável data da divulgação dos aprovados na primeira fase é 29 de novembro. O resultado final sai em 31 de janeiro.

Mais informações pelo telefone (71) 3283-7820 e no site www.vestibular.ufba.br.

ESPM

A prova da ESPM ocorre neste domingo, das 9h às 14h. A prova é composta por 80 questões divididas em matérias como comunicação e expressão, matemática, história, geografia, inglês e atualidades.

O gabarito deve ser divulgado após a prova, segundo a assessoria de imprensa da ESPM.

UFRJ
O vestibular da UFRJ será realizada na segunda-feira, das 9h às 14h. Os estudantes devem chegar com uma hora de antecedência ao local de provas.

A prova tem questões discursivas. Todos os grupos de estudantes fazem provas de língua portuguesa, literatura e redação. O grupo 1 faz também prova de biologia, os grupos 2, 3 e 4 fazem também a prova de matemática e o grupo 5 faz prova de língua estrangeira. A universidade não divulga o número de questões de cada disciplina.

A segunda fase ocorre em 21 de novembro. Das 9 mil vagas disponíveis neste processo seletivo, 40% serão preenchidas por meio do vestibular e 60% pelo SiSU.

Os alunos dos cursos de arquitetura, artes cênicas, composição de interior, composição paisagística, desenho industrial, comunicação visual design, escultura, gravura, pintura, dança, direção teatral, licenciatura em educação artística e bacharelado e licenciatura em musica terão de fazer provas de habilidade específica. Estas serão aplicadas em 23 e 24 de outubro.

O resultado final do vestibular será divulgado até 14 de janeiro de 2010. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2598-9430.

Fonte: http://g1.globo.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário