Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dilma já está morando em residência presidencial


Presidenta eleita volta do feriado para a Granja do Torto, onde fica até a posse

Rio - Depois de passar o feriado em Porto Alegre (RS) com a família, a presidenta eleita Dilma Rousseff (PT) mudou ontem para a Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República, em Brasília. Ela vai morar lá até o dia 1º de janeiro, quando toma posse como presidenta. Dilma foi de Porto Alegre para Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Após a posse ela se mudará para o Palácio da Alvorada, residência oficial dos presidentes brasileiros.

O primeiro compromisso político na Granja foi uma reunião, à noite, com o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra. Ele foi apresentar relatório das conversas com os partidos aliados para formação do governo.

Os pertences de Dilma já foram transportados para a Granja do Torto na semana passada, enquanto ela acompanhava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula do G-20, em Seul, na Coreia do Sul. A mãe e a tia da presidenta eleita, que moram em Belo Horizonte (MG), vão morar com ela em Brasília.

Dilma descansou no fim de semana em seu apartamento na capital gaúcha. Segundo assessores, ela só teve compromissos particulares. Ontem, antes de seguir para Brasília, ela almoçou com a filha Paula e o neto Gabriel, de 2 meses de idade.

Com a mudança para a Granja do Torto, Dilma repete a atitude de Lula em 2002, durante a transição de governo. Lula também morou na granja durante a reforma do Palácio da Alvorada, entre dezembro de 2004 e março de 2006. O Torto já foi a residência oficial de dois presidentes da República: João Goulart e o general João Baptista Figueiredo.

Aliados querem rapidez na composição do governo

De olho nos cargos do futuro governo, integrantes da base aliada estão ansiosos com o retorno da presidenta eleita à Brasília. “Já estamos quase no fim do mês e a própria presidente eleita disse que gostaria de definir a composição do governo antes do Natal” , disse o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). “A gente espera que as coisas andem mais rápido a partir desta semana”, completou ele.

A expectativa, porém, é de que Dilma não anuncie nenhum nome esta semana. Coordenador da equipe de transição, o vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB-SP), deve se reunir com Dilma hoje.

Presidente Lula: ‘situação no Brasil é privilegiada’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em seu discurso no programa de rádio ‘Café com o Presidente’, que a “situação no Brasil é privilegiada” em relação aos outros países. “Apenas este ano, deverão ser gerados aproximadamente 2,5 milhões de empregos”, disse ele, lembrando que o desemprego no País é o menor da série histórica.

A afirmação do presidente foi feita durante uma análise do G-20. Para Lula, a reunião da cúpula dos 20 países mais ricos do mundo, semana passada, em Seul, na Coreia do Sul, representou “mais um passo” para o equilíbrio da economia mundial.

“Todo mundo está de acordo que é preciso um equilíbrio na economia mundial”, comentou ele. “O mundo é interdependente, ou seja, se os americanos tomarem uma medida econômica para tentar resolver um problema dos Estados Unidos, eles têm que pensar no reflexo disso na China, no Brasil, na Argentina, na Alemanha, na França e em um país africano”, afirmou Lula. Para ele, se não houver essa compreensão, será a morte do multilateralismo.

Fonte: http://odia.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário