Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Desemprego no Brasil caiu em outubro ao menor nível em 8 anos


Rio de Janeiro, 25 novembro (EFE) - O índice de desemprego no Brasil em outubro caiu para 6,1% da população economicamente ativa, o menor nível nos últimos oito anos, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de desocupação, que não era tão baixa desde que o indicador começou a ser medido com novos critérios em março de 2002, foi em outubro ligeiramente inferior à de setembro (6,2%), que havia sido a menor em oito anos, e quase 1,5% percentual inferior a do mesmo mês do ano passado (7,5%).

O índice vem caindo gradualmente a partir do percentual de 7,5% medido em maio, graças ao forte crescimento da economia brasileira, que este ano pode alcançar uma expansão de 7,5% após a contração de 2009 pela crise econômica global, e à geração de cerca de 2,4 milhões de novos empregos formais ao longo do ano.

Para o instituto, o número de desempregados nas seis maiores regiões metropolitanas do Brasil, onde é medido o índice nacional, caiu em outubro 1,4 milhão, praticamente o mesmo que em setembro, mas 17,6% inferior ao do mesmo mês do ano passado.

Essa variação indica que cerca de 309 mil pessoas que estavam desempregadas foram absorvidas pelo mercado de trabalho nos últimos 12 meses.

O total de ocupados nas mesmas seis cidades em outubro se manteve em 22,3 milhões, praticamente inalterado na comparação com setembro, mas com crescimento de 3,9% com relação ao mesmo mês do ano passado.

O número de pessoas trabalhando no Brasil aumentou em 814 mil nos últimos 12 meses.

A queda do índice de desemprego ao menor nível em oito anos deixou a taxa média de desemprego dos primeiros dez meses deste ano em 7%, contra a taxa média de 8,3% do mesmo período do ano passado.

Com relação aos salários, o organismo informou que a renda média do trabalhador brasileiro em outubro era de R$ 1.515,40, valor 6,5% superior ao do mesmo mês de 2009.

Pelos dados divulgados pelo Ministério do Trabalho na semana passada, o Brasil gerou nos primeiros dez meses deste ano um recorde de 2,4 milhões de novos empregos formais, o maior número para o período registrado na história do país.

A taxa oficial de desemprego no Brasil indica o número de pessoas que procura trabalho nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife, que concentram a maior parte da população do país.

O índice oficial considera como empregados as pessoas absorvidas pelo setor informal, no qual estão quase 40% dos trabalhadores brasileiros.

Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário