Publicado em 24/06/2010 - Setor deve comercializar 3,3 milhões de unidades em 2010 no país e superar Alemanha
O site do diário britânico Financial Times publica nesta quinta-feira (24/06) uma matéria que destaca a possibilidade de o mercado automobilístico brasileiro superar o da Alemanha e se tornar o quarto maior do mundo. O bom momento do setor se deve ao aumento da demanda por carros, segundo o periódico.
A reportagem destaca que a economia aquecida do Brasil impulsionou as vendas de carros no ano passado, que teve a ajuda de reduções de impostos – no caso, o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) – introduzidas no final de 2008 após a crise financeira mundial.
O Brasil foi quinto maior mercado automobilístico mundial em 2009, atrás de China, Estados Unidos, Japão e Alemanha, com 3,1 milhões de carros e pequenos caminhões vendidos.
A Volkswagen, a segunda maior montadora no Brasil atrás da italiana Fiat, espera um aumento de 7% nas vendas neste ano, e afirmou que o Brasil pode superar a Alemanha em número de veículos vendidos. O presidente da empresa no Brasil, Thomas Schmall, afirmou à reportagem do FT que vendas do exterior devem interferir no país.
- Este ano depende de como o mercado na Europa vai se comportar. O Brasil deve ultrapassar a Alemanha [em vendas].
A General Motors, a terceira maior montadora do Brasil, estima que a indústria automobilística vá vender 3,3 milhões de veículos em 2010 – 5% de aumento em relação ao ano passado.
De acordo com o responsável pelas operações no Brasil, Jaime Ardile, a empresa “acredita que um crescimento de 5% por ano para o Brasil é sustentável nos próximos cinco anos, com a chegada da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016” .
- Isso poderia fazer com que o Brasil se tornasse o quarto mercado mundial de veículos, depois da China, Estados Unidos e Japão.
A reportagem do diário britânico enfatiza que o crescimento do setor no Brasil reflete a migração da capacidade de produção e investimentos das nações desenvolvidas para os países emergentes.
A consultoria PriceWaterCoopers estima que o mercado de veículos leves decline cerca de 20% na Alemanha, para 3,18 milhões, neste ano. No ano passado, o país vendeu cerca de 4 milhões de unidades.
O analista sênior da consultoria Michael Gartside afirmou que, “ao pegar o mercado de veículos leves, o Brasil deverá ultrapassar a Alemanha neste ano”. Mas quando se consideram as vendas de carros sozinhas – excluindo veículos comerciais leves – a Alemanha continuará à frente do Brasil, afirma.
A matéria ressalta que os fabricantes mundiais de veículos dizem que o Brasil é um dos países que fornecem os maiores lucros graças ao sólido crescimento da economia, à expansão do crédito e ao aumento da demanda de pessoas que compram o primeiro carro, sobretudo das pessoas que estão entrando na classe média.
Entretanto, as quatro maiores montadoras que atuam no Brasil – Fiat, Volkswagen, GM e Ford – enfrentam o aumento da concorrência das fabricantes asiáticas. A matéria afirma que tanto a sul-coreana Hyundai como a chinesa Chery pretendem construir fábricas no país. O aumento da renda do brasileiro está alimentando as vendas de carros importados, diz a reportagem.
O presidente da Volkswagen do Brasil afirmou ao FT que mira ultrapassar a Fiat – que vende um em cada quatro carros no país – na liderança do mercado em 2011, dependendo da velocidade da expansão do mercado.
Fonte: http://noticias.r7.com
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