O gosto pelo poder e a vontade de herdar o espólio político dos pais levará muitos filhos de figurões da política sul-mato-grossense às urnas nas eleições deste ano.
Alguns são novatos no ramo, como é o caso de Augusto Cruz, filho do presidente regional do PP e deputado federal Antônio Cruz.
O pai político de três mandatos conta principalmente com o apoio dos evangélicos para eleger o filho deputado estadual.
Em outros casos, filhos de políticos bem sucedidos tentam alçar voos mais altos. Luiz Akira (DEM), filho do deputado estadual Akira Otsubo (PMDB), foi vice-prefeito de Três Lagoas e agora tenta ficar com a cadeira que o pai ocupou por quase 30 anos na Assembleia Legislativa.
Depois de sete mandatos consecutivos, Akira tenta finalizar sua carreira como deputado federal, deixando o legado político ao filho.
Depois de se eleger prefeito de Aquidauana, Felipe Orro (PDT) agora disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa, onde o pai, Roberto Orro, “reinou” por longos anos.
Mesmo depois de se aposentar, Orro tem procurado acompanhar o filho em alguns compromissos públicos, a exemplo da convenção estadual do PDT, que homologou sua candidatura.
Após tentar “emplacar” o filho Guy Machado na política, mas sem obter sucesso”, o campeão nacional de mandatos consecutivos, Londres Machado (PR), parece ter feito a aposta certa ao encaminhar a filha Grazielle como sua sucessora natural.
Ela exerce mandato como vereadora em Campo Grande e deverá disputar uma cadeira na Assembleia assim que o pai se aposentar.
Londres cumpre seu 10º mandato consecutivo e já foi presidente da Casa por seis vezes.
No interior de Mato Grosso do Sul há vários casos de sucessão política na família. Um deles é em Dourados, segundo maior colégio eleitoral do Estado, onde o vereador Marcelo Barros (DEM) vai às urnas na tentativa de garantir a cadeira que a mãe, Bela Barros, já ocupou.
A família Trad, uma das mais conhecidas da política sul-mato-grossense, também tem sua aposta nova para as eleições deste ano.
Após a aposentadoria do patriarca da família, o deputado federal Nelson Trad (PMDB) – que encerra sua carreira em dezembro –, o filho Fábio Trad, ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), tenta ocupar o espaço deixado pelo pai.
A família tem histórico marcante de eleições bem sucedidas. Um dos mais ilustres é Nelsinho Trad (PMDB), que é prefeito de Campo Grande e um dos nomes mais lembrados para o governo do Estado em 2014.
O outro filho político do casal Nelson e Therezinha Mandetta Trad é Marquinhos Trad, deputado estadual. Depois de ser vereador em Campo Grande , ele tenta emplacar seu segundo mandato de deputado estadual.
Fonte: http://www.campogrande.news.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário