Pobreza atinge 20% dos portugueses
Publicado em 28 de junho de 2010 - Um estudo apresentado hoje à tarde na Fundação Gulbenkian mostra que um quinto dos portugueses vive abaixo do limiar da pobreza e enfrenta dificuldades para satisfazer as necessidades básicas. O estudo, revela ainda que mais de metade das famílias portuguesas vive com menos de 900 euros por mês. Apesar disso a maioria dos inquiridos considera-se feliz.
Entre outras conclusões o estudo revela que 20 por cento dos portugueses está abaixo do limiar de pobreza, que é o nível de rendimentos abaixo do qual uma família é incapaz de satisfazer as necessidades dos seus membros.
O estudo confirma também o que já se sabia: o universo dos mais vulneráveis coincide com o dos idosos, das famílias monoparentais e dos menos instruídos.
Acima do limiar da pobreza mas "em contexto de precariedade" vive mais de um terço dos portugueses:
Trinta e cinco em cada cem encontram-se numa situação de privação alta ou média, vendo-se frequentemente confrontados com situações de relativa escassez, tais como a impossibilidade de manter a sua casa aquecida ou de usufruir das baixas médicas na totalidade para não perder rendimentos.
Ao todo o estudo constata que entre pobres e quase pobres, 57% dos portugueses vive com um orçamento familiar abaixo dos 900 euros.
Fonte: http://tv1.rtp.pt (site de Portugal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário