Vídeo divulgado pela guerrilha mostra Alfonso Cano propondo diálogo com presidente eleito
O líder das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Guillermo León Sáenz, conhecido como "Alfonso Cano", propôs nesta sexta-feira (30) ao futuro governo do país, que toma posse na próxima semana, "conversar" para superar a "terrível situação".
- Continuamos empenhados em buscar saídas políticas à situação, esperamos que o governo que entra reflita e não engane mais o país.
Cano fez o apelo em um vídeo, gravado, segundo ele, no mês de julho. Apesar das declarações na gravação, disponível na internet, o líder da maior guerrilha colombiana insiste em dizer que as Farc não acabaram.
A discussão em torno das Farc ganhou força na última quinta-feira (22), quando a Colômbia denunciou a existência de pelo menos 1.500 guerrilheiros atuando em território venezuelano.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que já deu mostras de simpatia à guerrilha, negou as acusações e cortou relações com o país vizinho.
O novo capítulo da crise entre os dois países se desenrola dias antes da troca de governo na Colômbia. O novo presidente, Juan Manuel Santos, foi ministro da Defesa do atual presidente, Álvaro Uribe, mas deve adotar uma política de mais diálogo em relação a seu antecessor.
Fonte: http://noticias.r7.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário