Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Vox Populi/Band/iG: Roriz venceria no primeiro turno no DF


O candidato do PSC ao governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz, venceria a disputa no primeiro turno se as eleições fossem hoje, aponta pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada nesta quinta-feira. Com 46% das intenções de voto, ele conquistaria seu quinto mandato no cargo.

O segundo colocado na pesquisa é Agnelo Queiroz (PT) com 25%. Toninho do PSOL tem 2% e Eduardo Brandão (PV) 1%. Rodrigo Dantas (PSTU) e Newton Lins (PSL) não pontuaram. Entre os entrevistados, 15% disseram que votarão em branco ou nulo e 10% estão indecisos.

A pesquisa foi realizada no dia 17 de junho de 2010 com 700 entrevistados. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 19.927/10.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos para os entrevistados, Roriz tem 34% das intenções de voto, Agnelo tem 19% e Toninho do PSOL 1%.

A maior parte dos eleitores acha que Roriz será o vencedor das eleições. Entre todos os entrevistados, 63% acreditam que ele é o candidato com mais chances de vitória. Outros 20% apostam na vitória de Agnelo e 1% na de Toninho.

Os brasilienses irão escolher o substituto de Rogério Rosso (PMDB) no cargo de governador. O peemedebista assumiu o cargo depois da saída de José Roberto Arruda (DEM), envolvido no escândalo que ficou conhecido como “mensalão do DEM”. O PMDB, partido do governador, apóia formalmente a candidatura de Agnelo. Já o DEM, partido pivô do escândalo, está na coligação de Roriz.

A vantagem do candidato do PSC é maior entre as pessoas menos escolarizadas. O ex-governador vence Agnelo por 35 pontos percentuais entre aqueles que fizeram até a quarta série do ensino fundamental (55% a 20%) e por 47 pontos entre aqueles que fizeram entre a quinta e a oitava série (61% a 14%). O petista só vence entre aqueles que fizeram ensino superior. Nesse segmento da população, Agnelo recebe 39% contra 22% de Roriz.

Fonte: http://www.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário