Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Justiça analisa protesto do governo Obama à nova lei de imigração do Arizona



RIO - O governo Barack Obama levará a uma audiência em tribunal federal de Phoenix nesta quinta-feira um protesto contra a implementação da nova lei de imigração do Arizona que tem causado grande polêmica nos EUA. O recurso contra a lei, que deverá entrar em vigor no dia 29, será apresentado pelo Departamento de Justiça, que defende que qualquer mudança das leis de imigração compete apenas ao governo federal. A decisão caberá à juíza Susan Bolton.

Também nesta quinta-feira, Bolton analisará outro recurso contra a lei, impetrado por um grupo de cem pessoas e entidades civis. A nova legislação torna crime estadual a presença de imigrantes ilegais no Arizona e prevê que a polícia estadual, ao parar alguma pessoa por qualquer infração, pode exigir documentos caso considere o suposto infrator suspeito de ser imigrante ilegal. A lei também exige que estrangeiros portem sempre documentos de imigração, mesmo quando sejam residentes legais no país.

Assinada pelo governador Jan Brewer em abril, a nova lei também tem como alvo aqueles que contratam imigrantes ilegais e que os transportam tendo conhecimento da sua situação irregular no país.

Para os críticos, a lei promove discriminação racial, afetando principalmente a comunidade hispânica no país. Obama é um dos mais ferrenhos opositores, tendo já feito críticas públicas à lei. Do outro lado, os que a apoiam afirmam que a legislação apenas faz cumprir a lei federal.

A audiência presidida por Bolton deverá começar às 13h (horário de Brasília).

Fonte: http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário