Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

sábado, 3 de julho de 2010

Contorno ferroviário de Três Lagoas em MS garante maior produtividade e segurança na operação ferroviária de cargas


ALL movimenta cerca de 500 vagões na região diariamente

A assinatura da ordem de serviço para as obras do contorno ferroviário de Três Lagoas que será realizada nesta última sexta-feira (2), na estação ferroviária de Três Lagoas (MS), entre o governo do estado e a prefeitura do município, terá impacto positivo na movimentação de cargas na região. Com a construção do contorno, reduz-se o numero de passagens de nível, interferências que obrigam a redução da velocidade do trem e potencializam o risco de abalroamentos entre veículos e composições férreas – trazendo maior produtividade dos ativos e redução de ocorrências.

“Haverá mais segurança tanto para motoristas e pedestres da cidade como para os nossos colaboradores”, afirma o gerente da ALL no MS Rodrigo Miranda, que se coloca a disposição da Prefeitura de Três Lagoas. Ele ainda conta que há novos clientes ingressando no segmento atraídos pela ferrovia, e que o contorno vai elevar a capacidade produtiva da região, além diminuir os riscos de acidentes nas passagens de nível. Diariamente, passam por Três Lagoas de 4 a 6 trens com um total de 500 vagões movimentados, carregados com combustível, celulose, siderúrgicos,  minério e produtos para construção  com origem ou destino no Estado.

A execução da obra será possível por meio de parceria entre Governo Federal, Ministério dos Transportes e DNIT e tem previsão de ser concluída em dez meses. Em conseqüência, serão retirados os trilhos da região central do município, atitude muito esperada por moradores da cidade e pela América Latina Logística – ALL, empresa que opera a malha ferroviária na região. 

Com extensão de 12,4 quilômetros e ligação com o trecho Bauru/Campo Grande, o contorno ferroviário terá investimentos de aproximadamente R$ 33 milhões, e viabilizará o escoamento da produção do Estado rumo ao porto de Santos, que recebe hoje, cerca de 85 mil toneladas de celulose carregadas pela ALL. A empresa, desde que assumiu a malha em 2007, aumenta consideravelmente sua quantidade de trens, o que já resultou no crescimento de 76% em volume do fluxo de cargas transportadas.

Sendo a maior empresa de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL gera atualmente 570 empregos em MS, sendo 150 diretos em Três Lagoas. O volume no Estado de Mato Grosso do Sul cresce tanto na exportação em Bolívia e Santos como nos fluxos de mercado interno, e todo o volume do Estado passa por Três Lagoas.

Campanhas educativas - Preocupada com a segurança dos moradores da cidade, a América Latina Logística (ALL), desenvolve campanhas educativas de segurança junto aos motoristas e pedestres em cruzamentos com linha férrea e distribuiu panfletos que alertam sobre os cuidados necessários ao cruzar a linha do trem.  O programa é permanente e abrange os principais cruzamentos dos principais municípios onde a empresa atua no Mato Grosso do Sul e em outros estados. Por este motivo, no aguardo da construção do contorno ferroviário, realizou diversas campanhas na cidade de Três Lagoas (MS).

Código de Trânsito - De acordo com o Código Nacional de  Trânsito  (Artigo  212),  a  linha férrea é sempre preferencial,  sendo  considerada infração gravíssima transpô-la sem parar. O acionamento da buzina é procedimento obrigatório pelo maquinista. Todas as locomotivas são equipadas com computador de bordo onde ficam registradas a condução do trem, inclusive o acionamento da buzina. Deste modo, todos os maquinistas da ALL fazem uso do apito do trem, como medida complementar à sinalização, uma vez que muitos motoristas e pedestres, por distração ou por descumprimento da lei de trânsito, não param ou sequer reduzem a velocidade, no caso de veículos, ao atravessar a linha do trem.

Fonte: http://www.tosabendo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário