Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Como destacar seu currículo e se sair bem em entrevistas (modelo de currículo para download)



Seu currículo é a primeira oportunidade que uma empresa tem de conhecer você. As informações mais relevantes sobre você e sua carreira estão lá. Caso seu CV seja bom o suficiente e adequado à necessidade da empresa, você será chamado para uma entrevista, onde além de confirmar as impressões que tiveram sobre você, os entrevistadores poderão conhecê-lo um pouco melhor e decidir se você será o felizardo a ser contratado.

Escrito assim, em um parágrafo, até parece fácil. Mas desde a elaboração do currículo até a maneira como você se porta na entrevista, tudo é repleto de detalhes que, quando somados, podem fazer a diferença a seu favor. Por isso, vamos detalhar alguns passos importantes para que você obtenha sucesso tanto na apresentação de seu currículo (veja modelo para download mais abaixo) quanto na entrevista.

Entrevista

O entrevistador sabe que você busca essa vaga, ele sabe se você está desempregado ou não, e sabe também que quase sempre o entrevistado fica nervoso nesse tipo de conversa, que não é nada informal. O seu futuro depende das palavras que você escolher nos minutos que se seguem.

Quanto melhor você tiver revisado seu currículo, sabendo os nomes, datas, cargos e todos os detalhes de tudo o que você escreveu irá diminuir as chances de ocorrer um branco. Você também não vai querer esquecer de mencionar que fez aquele ótimo curso extra de um software que você sabe que a empresa usa (porque você é preparado e fez suas pesquisas, já sabe qual a tecnologia quente do momento e que está presente na empresa à qual você se candidatou). Portanto, ensaie em casa um mini roteiro daquilo que você quer que ele saiba sobre você, sua carreira e habilidades. Lembre-se: falar é uma arte, ensaie seu discurso.

A dica de “fique calmo” nem sempre é fácil de ser seguida, mas procure dormir bem, evite café ou bebidas que lhe façam ficar “nervoso” e “ligado”, pois se você ficar batendo os pés no chão, balançando as pernas ou estalando os dedos, mostrará que está nervoso, e isso não conta pontos a seu favor.

Outras dicas importantes que provavelmente você já saiba (espero!): chegue com antecedência; desligue seu celular; vista-se apropriadamente; cuide do visual/maquiagem/perfumes; fale com convicção e olhe nos olhos.

Faça uma breve descrição de suas qualificações e diga para qual cargo você está se candidatando. Depois, divida seu currículo em seções: formação acadêmica, experiência, atividades complementares, outras informações relevantes. Opte por apresentar as informações em itens, pois facilitam a leitura. Na sua formação e experiência, a preferência é que você coloque as informações mais recentes primeiro, as mais antigas depois. Se você tem experiência suficiente, apresente aquilo que você já alcançou, suas realizações: por exemplo “desenvolvimento de um novo sistema de controle de veículos” ou “redução de custos da ordem de 15% com o uso da técnica ABC”.

Mesmo que você tenha bastante experiência, não envie um currículo com mais de 2 páginas pois as chances de ele ser lido diminuem. Por outro lado, se você tem pouca experiência ou busca uma primeira colocação no mercado, não “encha linguiça”. Apresente um currículo limpo em uma página, mas valorize-se. Veja o modelo disponível para download:



Este modelo disponibilizado é o ideal para um jovem profissional ou para um estudante que busca estágio ou a primeira oportunidade no mercado. Ele é claro, objetivo e está com 1 página.  Note que alguns truques foram utilizados para não dar a impressão de que há pouca informação a apresentar: algumas fontes foram aumentadas (como nome ou as categorias) e a disposição das informações está bastanta clara. O personagem fictício fez alguns cursos extras e procurou fazer estágios e outras atividades durante a faculdade, portanto ele passa a impressão de ser pró-ativo e de ter alguma bagagem. Caso você não tenha essas experiências para listar, você pode aumentar um pouco as margens laterais (não muito!) pois isso manterá o currículo com uma página completa e não passa a impressão de ter muito espaço vazio. Evite aumentar as letras do texto ou trabalhar com espaçamento entre linhas, eles são mais facilmente detectados numa olhada rápida para a página.

Faça o download dos modelos, altere para os seus dados pessoais e veja como fica o resultado final. Quando for enviar para uma empresa via email, lembre-se sempre de fazê-lo na versão em PDF pois é mais segura e garante a visualização correta. O modelo disponibilizado é um exemplo fictício criado pelo logística Descomplicada que você pode usar como base para o seu, alterando onde achar conveniente. Existem outros (inúmeros) modelos disponíveis na internet, caso você não goste deste.

Com essas dicas, espero que você ofereça um currículo mais competitivo e que vá para as entrevistas com convicção suficiente para conseguir sua vaga. Boa sorte e bom trabalho!

Veja mais matérias na série especial sobre carreira e profissão na área de logística.

Para não perder nenhuma matéria, você tem várias opções para receber as notícias da maneira que achar mais conveniente: feed, email, Twitter… escolha seu jeito preferido de receber todas as atualizações do site automaticamente.


Fonte: http://www.logisticadescomplicada.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário