Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Nevasca interdita Nova York


A intensa tempestade de neve no leste dos Estados Unidos, principalmente no leste de Nova Jersey e o oeste de Long Island, provocou o fechamento dos três aeroportos de Nova York: Newyark, John F. Kennedy e La Guardia. A brasileira Carolina Oliveira, 26 anos, deveria voltar ao Brasil na tarde de ontem, mas a previsão é de que ela só decole amanhã. ´A cidade foi virando um caos porque os táxis param de circular ou se recusam a pegar passageiros. No aeroporto JFK os poucos funcionarios da Delta se limitaram a dizer que os voos foram cancelados e que a empresa nao se responsabilizaria por nada. Os passageiros estão espalhados pelo saguão. É revoltante a falta de informação. Além disso, não é possível chamar um táxi ou outro transporte porque a prefeitura ainda não liberou as ruas`, relatou. A previsão inicial era de que o terminais reabrisse na manhã de ontem, mas, até o fechamento desta edição, continuavam fechados.

Pistas ficaram cobertas por espessas camadas de gelo. A nevasca, que começou na costa do Atlântico na noite de domingo, continuou a se mover na manhã de ontem. A região afetada ficou coberta por uma espessa camada branca que chegou a 74 cm. Além disso, ventos fortes e descargas elétricas fizeram a temperatura despencar. Cerca de 2 mil voos foram cancelados por causa da neve. A rede ferroviária Amtrak anunciou que retoma pouco a pouco a linha entre Nova York e Boston, depois que as condições climáticas interromperam por 13 horas o tráfego dos trens neste trecho. Seis estados decretaram estado de emergência.

Cerca de 2,4 mil funcionários foram chamados para limpar a neve das ruas de Nova York, de acordo com o prefeito da cidade, Michael Bloomberg. Os moradores puderam estocar leite, pão, lenha e produtos usados para derreter neve. A previsão é de que a tempestade chegue ao Canadá. Segundo o serviço meteorológico canadense, ventos com rajadas de 90 km/h causarão nevascas generalizadas. Algumas áreas poderão sofrer com ventos de até 150 km/h.

Os voos internacionais que saíram do Brasil foram prejudicados pelo fechamento dos aeroportos de Nova York. A TAM explicou que, por conta disso, dois aviões que sairiam de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ) na noite de domingo com destino à cidade, pousaram em Miami. Segundo a companhia, os passageiros foram acomodados em hotéis da região. Outro voo que iria de Nova York à São Paulo foi cancelado. Os índices de atrasos em decolagens internacionais nos aeroportos brasileiros também ficaram acima da média registrada na última semana, com 18,6%, quase a taxa de voos domésticos não pontuais. Das 145 partidas programadas, 27 foram irregulares. Para fora do país, a TAM registrou 24.1 % de atrasos e a Gol, 11,1%.


Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário