Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

sábado, 4 de dezembro de 2010

PM do Rio vai montar quartel para Exército


Cerca de 250 policiais irão trabalhar em conjunto com o Exército para fazer um pente-fino nas favelas da região

Rio de Janeiro - A partir da próxima segunda-feira (6), a Polícia Militar vai montar um quartel de campanha para ajudar o Exército no trabalho de vistoria do Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, ocupado por militares desde o domingo (28).

Segundo a PM, 250 homens irão trabalhar em conjunto com o Exército para fazer um pente fino nas favelas da região. Os policiais virão de batalhões diversos e formarão uma unidade voltada para a região. Eles usarão, inclusive, um uniforme especialmente preparado, diferente dos utilizados por batalhões.

Provisoriamente, os policiais vão ficar lotados no 16º Batalhão da PM (Olaria). Depois, vão ocupar, em sistema de rodízio, três casas: uma na Vila Cruzeiro e duas no Complexo do Alemão. O comandante será o coronel Edvaldo Camelo.

O coordenador de comunicação da Polícia Militar do Rio, o coronel Lima Castro, afirmou que o Exército não fará incursões nas favelas dos complexos do Alemão e da Penha. A função dos militares das Forças Armadas será fazer o patrulhamento da área, no entorno das favelas, vigiando as entradas. Será a Polícia Militar a responsável pelas operações nas comunidades, vasculhando as casas.

O objetivo, segundo Lima Castro, é que os policiais fiquem conhecidos dos moradores, criando uma identificação com eles. Vão ficar até a instalação das UPPs na região, o que acontecerá no próximo ano, ainda sem data definida.

Na tarde de ontem, a Brigada de Infantaria Paraquedista montou uma barricada no principal acesso ao complexo. A barreira está sendo instalada na estrada do Itararé com a avenida Joaquim de Queiroz e é composta por grandes sacos de terra, que foram trazidos do quartel da brigada, na Vila Militar, zona norte do Rio.

O objetivo da barricada é garantir a segurança da tropa. Os sacos de terra servem de proteção para balas, de possíveis ataques de traficantes.

Outro bloqueio semelhante já tinha sido instalada na Fazendinha, que também fica no Complexo do Alemão.

O Complexo do Alemão foi ocupado domingo (28), com o apoio das Forças Armadas, praticamente sem resistência dos traficantes. Na quinta-feira (25), policiais já tinham entrado na Vila Cruzeiro, favela vizinha ao complexo. As ocupações ocorreram após uma série de atentados ocorridos na cidade, que resultaram em mais de cem veículos queimados.

As ações criminosas seriam uma retaliação dos traficantes contra a instalação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) em morros e favelas, segundo as autoridades de segurança.

Apreensões

A Polícia Civil divulgou, ontem, um balanço das apreensões e prisões feitas desde o início das operações para conter a onda de violência no Rio.

Em duas semanas de confrontos, incluindo as invasões da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão, foram apreendidas 518 armas - sendo 200 pistolas, 140 fuzis, 73 revólveres, 35 metralhadoras, 34 espingardas e 18 submetralhadoras, além de 38 granadas e seis bombas caseiras. Também foram apreendidas 34,1 toneladas de droga.

Pacificação: Ajuda federal nos morros deve ser prolongada

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, disse, ontem, que a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal continuarão no Rio de Janeiro por tempo indeterminado.

"Eles continuarão enquanto for necessário para a pacificação do Rio e a manutenção do principal projeto de segurança no Rio de Janeiro, que é essa pacificação urbana", declarou o ministro da Justiça, em referência às UPPs.

De acordo com Barreto, o sistema prisional federal continua à disposição do Estado para receber presos "que porventura estejam construindo uma ameaça à população".

Quanto aos riscos para os turistas que começam a chegar para passar férias no Estado no final do ano, Barreto afirmou que o governador Sérgio Cabral (PMDB) mantém permanente contato com o ministério e que a situação está sendo avaliada diariamente.

"O que tem sido feito no Rio já garante maior segurança à população e aos turistas. Certamente teremos um grande réveillon, um grande final de ano, e o mais importante, a estrutura de um projeto de paz que veio para ficar", disse.

Na manhã de ontem, um blindado do Exército foi posicionado na principal entrada do Complexo do Alemão. O veículo tem uma metralhadora Mag.30, que foi apontada para o morro.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário