Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Delcídio pede a Receita instalação de porto seco em Corumbá MS


O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) pediu a Receita Federal que examine a possibilidade de instalar um Porto Seco em Corumbá, na fronteira do Brasil com a Bolívia. Porto Seco é  um terminal alfandegado de uso público, destinado à armazenagem e à movimentação de mercadorias importadas ou destinadas à exportação, que facilita as operações de comércio exterior.

“Agora que o anel rodoviário de Corumbá ficou pronto e com a conclusão, em breve, da pavimentação da estrada que liga Puerto Suarez à Santa Cruz de La Sierra , na Bolívia, de onde chegamos, por via asfaltada, até o Oceano Pacífico, a perspectiva é aumentar cada vez mais o trânsito de caminhões na fronteira, em função do incremento das trocas comerciais entre o Brasil, a Bolívia, o Chile e o Peru. Por isso, acredito ser necessária a implantação de um Porto Seco, até porque os serviços prestados atualmente pela AGESA (Armazéns Gerais Alfandegados) , embora muito importantes, estão bastante saturados”, avalia o senador, que se reuniu com o secretário da Receita, Otacílio Cartaxo.

Delcídio revelou a Receita Federal realizará um estudo de viabilidade técnica e econômica para a implantação do Porto Seco em Corumbá.

“Ficou acertada uma ida de técnicos da Primeira Região Fiscal (Brasília) à fronteira, para fazer todos os levantamentos necessários. A idéia é implantar o mesmo sistema de  Porto Seco que funciona hoje com sucesso em cidades como Uruguaiana (RS) e Anápolis(GO)”, adiantou. Além de seu papel na carga de transbordo, portos secos podem também incluir instalações para armazenamento e consolidação de mercadorias, manutenção de transportadores rodoviários ou ferroviários de carga e de serviços de desalfandegamento.

Ônibus – Delcídio pediu também ao secretário que a Receita disponibilize ônibus apreendidos em operações de combate ao contrabando, para atender as prefeituras de Mato Grosso Sul.

“Já conseguimos que a Receita cedesse dezenas de ônibus para diversos municípios, onde eles são muito úteis, atuando no transporte de pacientes levados para tratamento médico, em programações feitas com idosos carentes e até no transporte escolar. Hoje apresentamos uma nova lista com as reivindicações das prefeituras de Angélica, Aral Moreira, Bandeirantes, Batayporã, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Miranda, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Rio Negro, Taquarussu. O secretário nos garantiu que todos serão atendidos”, disse.

O senador conversou também com o secretário de Receita Federal sobre a situação do comércio na região de fronteira entre Corumbá e Puerto Suarez. Ficou acertado que, na próxima semana, Otacílio Cartaxo vai se reunir com o embaixador da Bolívia no Brasil, José Alberto Gonzáles Samaniego, para discutir alternativas que permitam melhorar o trânsito de mercadorias na região, sem prejudicar os comerciantes brasileiros e bolivianos.

Fonte: http://www.delcidio138.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário