Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Governo chinês proíbe uso do Skype


Só serão permitidas ligações telefônicas usando redes estatais

A China vai proibir todas as ligações telefônicas que não são originadas pelas suas duas redes estatais, a China Unicom e a China Telecom. A medida afetará serviços de telefonia via Voz sobre IP, como o Skype. As informações são do “Telegraph”.

O Skype, no entanto, negou ter conhecimento da proibição. “Usuários na China no momento acessam o Skype via TOM Online, nosso parceiro majoritário em joint venture”, disse um porta-voz da companhia.

Além dos serviços de telefonia pela internet, o governo chinês já baniu sites como Facebook, Twitter e YouTube. O serviço de buscas do Google saiu do ar na China em março, depois de a empresa de internet parar de censurar as buscas conforme obrigatoriedade do governo do país.

Segundo o deputado-chefe do Departamento de Propaganda chinês, Wang Chen, em novembro “350 milhões de itens com informações prejudiciais, incluindo textos, imagens e vídeos, foram deletados da internet do país".

A China é o maior mercado de telefonia pela internet do mundo, que tem preços muito mais baratos do que a telefonia fixa do país e concorre diretamente com as gigantes estatais de telecomunicação do país.

Desde de setembro de 2007, usuários chineses do Skype passaram a utilizar o serviço em conjunto com a TOM, empresa de Hong Kong. O serviço tem sido criticado por monitorar as mensagens dos chineses na rede, especialmente as com assuntos como Falu Gong e o Tibet.

Especialistas afirmam que será difícil ou até mesmo impossível que a proibição funcione. Os usuários chineses poderiam simplesmente baixar na internet outras versões do Skype ou softwares que fazem ligações pela internet de sites fora da China.

Fonte: http://jornale.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário