Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Nova tecnologia pode tornar computadores do futuro ainda mais rápidos


RIO - A IBM fez uma descoberta que pode aumentar exponencialmente a velocidade de processamento dos computadores no futuro. Inicialmente, ela poderá tornar os atuais supercomputadores mais turbinados do que nunca.

Pesquisadores da empresa usaram pulsos de luz para acelerar a transmissão de dados entre chips, o que poderia aumentar em mil vezes a velocidade dos supercomputadores mundo afora.

A nova tecnologia se chama CMOS Integrated Silicon Nanophotonics, e junta os módulos elétricos e ópticos numa só peça de silício. Essa unificação permite que os sinais elétricos sejam transformados em pulsos luminosos, habilitando-os para uma comunicação mais veloz e eficaz.

Segundo os cientistas envolvidos no projeto, os supercomputadores de hoje conseguem fazer no máximo dois quatrilhões de operações matemáticas por segundo (2 petaflops, na linguagem dos especialistas). No entanto, se for usada a nanofotônica, essa velocidade aumentaria para pelo menos um quintilhão de cálculos por segundo (1 exaflop). Isso permitiria a construção, em dez anos, de um computador em escala "exa", infinitamente mais rápido do que todos os que conhecemos hoje.

Fonte: http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário