Miriam Leitão comenta o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).
É um número horroroso. O Brasil está há anos entre a 52ª e a 53ª posições nesse ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Mesmo melhorando em relação a ele mesmo, o Brasil está tão atrasado que não consegue passar outros países.
O Brasil está atrás do México, que é parecido com o Brasil. Chile e Uruguai sempre foram destaques na América Latina em escolaridade e investimento em educação, mas não o México. É um país para o qual a gente não tem razão alguma de perder.
O Brasil está muito atrasado na educação e, com esse ranking, a gente não vai ser a potência que se sonha em ser. Não tem jeito. Hoje este é o maior desafio econômico. Não é um desafio social. É preciso avançar na educação.
O que pesa mais nesse resultado? Talvez tudo. Falta interesse dos alunos e falta interesse dos professores. Mas o interesse do aluno tem de ser despertado pelo interesse do professor. O país deve colocar a educação como prioridade. Esta é uma tarefa de todos nós. É nosso grande desafio no século 21: ou a gente avança ou a gente perde o projeto de raiz.
Fonte: Bom Dia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário