Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

domingo, 19 de setembro de 2010

CASSEMS - História do melhor plano de saúde de Mato Grosso do Sul


Como surgiu a CASSEMS

Em fevereiro do ano de 2001, concretizava-se uma das maiores conquistas do servidor público do Estado de Mato Grosso do Sul, a CASSEMS – CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL – criada após a extinção do PREVISUL, órgão do governo estadual que administrava tanto a previdência como o sistema de saúde que atendia aos servidores públicos.

Fruto de um projeto ambicioso, a CASSEMS é um plano de saúde de auto-gestão exclusivo dos servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. Auto-gestão significa dizer, nesse caso, que os servidores públicos estaduais do Mato Grosso do Sul administram a CASSEMS, que beneficia a eles próprios com o plano de saúde, tendo total autonomia administrativa, mesmo porque os conselhos gestores da Caixa são eleitos pelos servidores.

Como funciona a CASSEMS

A Cassems funciona com recursos para a manutenção do plano de saúde que são oriundos do desconto de 5,25% na folha de pagamento dos servidores associados. Além disso, há também uma parcela do Estado equivalente a 3% dessa mesma folha. Por isso a CASSEMS ganha status de única empresa de auto-gestão estadual com parceria do Governo Estadual, sendo, portanto referência nacional.

Estrutura

Composta de um quadro de funcionários estritamente necessários para as funções de administração e de atendimento que necessita, caixa possui instalações atualmente em 90% dos municípios do Estado, atendendo as principais necessidades dos usuários.

Desde sua criação a CASSEMS se estrutura para estar sempre atualizada e condizente com o mercado altamente competitivo em que se insere.

Os investimentos em pessoal e equipamentos modernos, além dos programas e sistemas adotados, e a realização do Planejamento Estratégico da CASSEMS, elaborado em consonância com os critérios de excelência em Gestão permitem o funcionamento eficiente de todas as suas estruturas.

A CASSEMS se apresenta hoje como uma das instituições melhor estruturada para atendimento em assistência a saúde de servidores públicos no Brasil. Em 2002 foi realizado um encontro de vários representantes de instituições Estaduais e Municipais, na qual constatou-se que, mesmo com todas as dificuldades políticas e institucionais, a CASSEMS se pautou desde sua constituição no caminho da estruturação de uma instituição capaz de solidificar-se em curto espaço de tempo, como um modelo de projeção nacional, tanto na forma de administrar benefícios aos seus associados, quanto na cobertura oferecida para o atendimento das necessidades básicas de saúde.

Crise

A partir de 2004 e até início de 2005, a CASSEMS teve de enfrentar uma crise gerada pela paralisação de algumas especialidades médicas que reivindicavam reajuste significativo no valor de seus serviços. Aliás, esse movimento atingiu a maioria dos planos de saúde existentes no mercado, contudo, após exaustivas negociações com a classe médica e com os servidores públicos, em março de 2005 os atendimentos médicos foram integralmente retomados. Nesse ponto é importante dizer que a rede de mais de 1.500 credenciados é paga rigorosamente em dia.

Desse acontecimento, a CASSEMS saiu fortalecida e provou que seu negócio ultrapassa a mera comercialização de um plano de saúde e mais, consolidou sua posição como uma empresa voltada necessariamente ao bem estar do seu associado servidor público e de sua família.


O Fortalecimento

Em 2005, a CASSEMS inaugurou sua sede própria administrativa com ambulatórios médico e odontológico em Campo Grande/MS e em outras cinco unidades regionais com sede própria administrativa.

Nessa mesma época, a CASSEMS adquiriu um hospital na cidade de Dourados/MS e, desde então, novos desafios foram enfrentados, como a criação da Benefício Medicamento, que comercializa medicamentos a preço de custo em todo o Estado, o arrendamento da Santa Casa de Nova Andradina, para o Hospital CASSEMS Nova Andradina, a inauguração do Hospital Aquidauana e Ponta Porã, além do Cartão de Benefícios que facilita o financiamento da saúde, Benefício Póstumo e os Programas de Medicina e Odontologia Preventiva. inserindo a CASSEMS definitivamente no rol dos grandes planos de saúde do país.

Vale destacar que o plano de saúde oferece cobertura para assistência odontológica, psicológica e fonoaudiológica e, desde de 2007, proporciona acompanhamento de nutricionista a seus beneficiários com doenças crônicas, coberturas essas que, não são imposições da legislação e sim mais uma iniciativa da CASSEMS.

Além de atender aos servidores públicos do Estado, a CASSEMS se estende também aos servidores municipais de vários municípios do interior do Estado do Mato Grosso do Sul, através de convênios com suas prefeituras. Ainda, a CASSEMS assinou convênio de reciprocidade com o Estado de São Paulo, em que os casos mais complexos serão enviados para a cidade e com a GEAP, reciprocidade nacional que permitirá o atendimento em todo país.

Novos projetos

Em 2010, a ampliação do Hospital Dourados, que resultou no dobro de sua capacidade de atendimento, com equipamentos modernos, é inaugurada e a gestão encerra-se com o reconhecimento nacional através do Prêmio Maiores e Melhores da Revista Exame concedido a CASSEMS no Brasil e no Centro-Oeste.

Nova Eleição foi realizada para o triênio 2010-2013, com a reeleição de Lauro Davi, agora com dois vices para ajudá-lo em suas atribuições: Ricardo Ayache e Ademir Cerri, confirmando mais uma vez a satisfação do servidor com o trabalho por ele desenvolvido.

Com o licenciamento de Lauro Davi, Ricardo Ayache assume a presidência no dia 1º de Junho de 2010 e os projetos para a Rede Própria não param. Espera-se a consolidação da compra de um Hospital em Naviraí, Rio Verde e Três Lagoas e o lançamento da pedra fundamental do Hospital de Campo Grande, fechando a cobertura de Rede Própria de Hospitais planejada para garantir o atendimento à saúde de todos os servidores públicos estaduais. A escolha por hospitais em rede própria requer uma gestão consciente e rigorosa de recursos para que a tutela de cada hospital seja cumprida até que cada um encontre sua vocação e autosustentabilidade, por isso a Caixa contratou uma consultoria especializada na área para garantir o sucesso da empreitada.

Por tudo isso, nove anos depois, a CASSEMS é mais do que realidade. É o maior e mais completo plano de saúde de Mato Grosso do Sul e motivo de orgulho para cada servidor que acreditou e tem participado da construção deste sonho.

Números da CASSEMS

A CASSEMS conta hoje com aproximadamente 55.000 beneficiários titulares que representam o universo de 130.000 beneficiários incluídos, entre dependentes e convênios com prefeituras os quais, em pesquisa realizada, posicionaram a CASSEMS com avaliação positiva de 80% entre ótimo/bom.

Por fim, na avaliação da ANS – AGENCIA NACIONAL DE SAÚDE – que regula a atuação das operadoras de plano de saúde, numa escala de 0 a 1, a CASSEMS obteve média de 0,5 a 0,75.

Informações adicionais da CASSEMS, conforme solicitação da ANS via RN 190:

• Nome comercial do produto: Benefício de Assistência a Saúde
• Número de registro do produto: 413534
• Abrangência geográfica: Estadual (MS)
• Segmentação assistencial: Referência

Fonte: CASSEMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário