Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

domingo, 5 de setembro de 2010

Presidente e ministro inauguram instalações de quatro universidades no RS


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, inauguraram nesta sexta-feira, 3 de setembro, as instalações de quatro instituições de educação superior no Rio Grande do Sul. As universidades federais de Santa Maria (UFSM), do Pampa (Unipampa), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Rio Grande (Furg) tiveram as respectivas solenidades transmitidas simultaneamente.

Na UFSM, onde estavam Lula e o ministro, foram inaugurados campi nos municípios de Silveira Martins, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. O de Silveira Martins funciona em um prédio tombado pelo patrimônio histórico, doado pela prefeitura à universidade. No campus, cujas reformas manterão preservada a arquitetura original, serão oferecidos os cursos superiores de tecnologia em agronegócio, processos gerenciais, gestão ambiental e gestão em turismo.

Em Frederico Westphalen foram inauguradas as obras do bloco 2, que conta com seis salas de aula para atender 384 alunos, laboratório de informática, biblioteca e o restaurante universitário, que passou por reforma e ampliação. Em Palmeira das Missões também foi inaugurado um bloco com seis salas de aula, laboratórios de fisiologia e microbiologia, com capacidade para 114 alunos por turno. O restaurante universitário foi ampliado.

Em Santa Maria, a comunidade acadêmica recebeu o restaurante universitário, com área total de 1.177 metros quadrados, centro de tecnologia ampliado, com 14 salas de aula, capacidade para 732 alunos e cinco laboratórios, e o núcleo de tecnologia dos alimentos.

Pampa — No campus da Unipampa em Dom Pedrito, foram entregues sete salas de aula, dez laboratórios e biblioteca, além de salas administrativas e de professores. A Unipampa já inaugurou campus no município de Jaguarão, na fronteira com o Uruguai. Ali são oferecidos os cursos de licenciatura em letras (português e espanhol), pedagogia e história e o curso superior de tecnologia em turismo. O campus conta com 20 salas de aula, laboratório, auditório com capacidade para 130 pessoas, biblioteca, 16 salas de professores e 12 salas administrativas.

Na UFRGS, foram entregues as obras de ampliação do restaurante universitário e da nova prefeitura do campus do Vale e, na Furg, as instalações do campus de Carreiros — a primeira etapa do prédio do curso de psicologia, o centro de microscopia eletrônica, pavilhão com 16 salas de aula para 1.240 alunos e laboratório de estudos dos oceanos e clima.

Fonte: Portal MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário