Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

sábado, 18 de setembro de 2010

Justiça determina afastamento do prefeito de Dourados (MS)

 Ari Artuzi foi preso no dia 1º por supostas fraudes em licitações públicas.

Pedido de afastamento foi feito pelo Ministério Público Eleitoral.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul determinou o afastamento de Ari Artuzi da Prefeitura de Dourados (MS) por meio de medida cautelar. O pedido foi formulado pelo Ministério Público Eleitoral devido à operação que investiga atos de corrupção na administração da cidade.

A decisão, tomada na quinta (16/09), foi divulgada nesta sexta (17/09) no site do Ministério Público.

Segundo o MP, o desembargador que deferiu a medida cautelar, Claudionor Miguel Abss Duarte, entendeu que a permanência de Artuzi no cargo "afronta a logicidade diante de todas as acusações existentes". A notícia foi divulgada hoje pelo endereço eletrônico do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Artuzi, acusado de chefiar um suposto esquema de fraudes e desvio de verbas na administração municipal, foi preso pela Polícia Federal no dia 1º de setembro junto a mais de 20 pessoas acusadas de participar do esquema. Entre elas, estão o vice-prefeito da cidade e o presidente da Câmara de Vereadores. O juiz Eduardo Machado Rocha assumiu a prefeitura da cidade interinamente.

Segundo a assessoria da Câmara de Dourados, o trâmite para definição da sucessão ainda está sendo definido pela assessoria jurídica da casa. A próxima na linha sucessória seria Délia Razuk (PMDB), que assumiu a presidência da Câmara no dia 13.

A assessoria do Ministério Público em Mato Grosso do Sul não soube informar se cabe recurso à medida cautelar. O G1 entrou em contato com o advogado de Artuzi e sua esposa, Carlos Marques, e aguarda retorno.

A Operação Uragano descobriu fraudes em licitações públicas na cidade. Segundo conclusão da Polícia Federal, prestadores de serviços e empreiteiras pagavam propina ao prefeito, a secretários, vereadores e assessores da Prefeitura para vencer a concorrência.

Sequestro de bens

O TJ-MS determinou também nesta quinta o sequestro dos bens de Ari Artuzi e de sua esposa, Maria Aparecida Freitas Artuzi. Também foram atingidas pela medida duas pessoas apontadas como "laranjas" na operação da Polícia Federal que o prendeu, Edmilson Dias Moraes e Paulo Ferreira do Nascimento. O pedido do sequestro foi feito pela Polícia Federal.

O desembargador Manoel Mendes Carli determinou o sequestro de imóveis e gado do casal. Os bens têm valor estimado em aproximadamente R$ 1 milhão.

Fonte: http://g1.globo.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário