Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Sob fiança, Irã liberta americana


Sarah Shourd agradeceu ao presidente iraniano pelo "gesto humanitário"; ela estaria com problemas de saúde

Teerã - A americana Sarah Shourd, 31 anos, que estava entre os três prisioneiros dos Estados Unidos mantidos pelo Irã desde julho de 2009 por suspeita de espionagem, deixou o país ontem. Ela foi libertada após pagar uma fiança de US$ 500 mil, segundo a rede de TV iraniana em inglês Press TV.

Sarah declarou-se grata ao presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad por sua liberdade. "Eu quero realmente agradecer a todo mundo, a todos os governos, a todas a pessoas que estiveram envolvidas e, especialmente, quero dirigir-me ao presidente Ahmadinejad e a todos os funcionários iranianos, aos líderes religiosos e agradecê-los por este gesto humanitário", afirmou a americana antes de embarcar no avião.

Ahmadinejad afirmou que Sarah foi libertada por razões de compaixão por causa de questões de saúde. Sua mãe, Nora Shourd, afirma que ela tem um caroço no seio e células cervicais pré-cancerosas. Ela ainda deve voltar ao país, para ser julgada por espionagem.

O presidente do Irã tentou atuar pela libertação de Shourd na semana passada. Ele foi, porém, enquadrado pelo Judiciário, que insistiu que qualquer libertação deveria ser nos termos desse poder, incluindo o pagamento da fiança. No domingo o judiciário iraniano acusou oficialmente os três americanos por espionagem.

O governo iraniano afirmou que não considera a libertação imediata dos outros dois norte-americanos detidos com ela: seu noivo Shane Bauer e o amigo Josh Fattal. Segundo os turistas, eles foram detidos em julho de 2009 quando faziam uma caminhada pelas montanhas no norte do Iraque e entraram no Irã por engano.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário