Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

terça-feira, 22 de junho de 2010

China coloca favelas do Rio de Janeiro como segundo pior lugar do mundo


 
  Favela Itaoca no Complexo do Alemão

A lista inclui ainda Tchernobil (Ucrânia), Mogadíscio (Somália), a também poluída cidade de Dzerzinsk (Rússia) e comunidades pobres do Quênia, da Zâmbia e do Camboja.

Brasília - As favelas do Rio de Janeiro, no Brasil, ficaram na segunda colocação entre os "lugares mais horríveis do mundo", de acordo com um ranking publicado pela Xinhua, agência de notícias do governo chinês, que ainda lista Cubatão (SP) na sétima posição.

"Em nosso grande mundo, há também cidades horrendas, habitadas por uma subcultura de poluição, pobreza e gângsteres. Aqui, você vai descobrir alguns dos lugares mais poluídos e violentos", afirma a introdução do texto, disponível desde anteontem em chinês e em inglês no site da Xinhua.

"Tiroteios frequentes entre traficantes e polícia e outros criminosos, assim como várias atividades ilegais, fizeram daqui o lugar mais perigoso", diz o texto. Segundo a publicação, as favelas cariocas só perdem para a favela de Dharavi, em Mumbai, na Índia.

Nenhum dos nove lugares "mais terríveis" está na China, apesar de o país ter algumas das cidades mais poluídas do mundo.

Segundo o ranking do Instituto Blacksmith, com sede em Nova York e especializado em poluição, duas cidades chinesas, Linfen e Tianying, estão entre as dez mais contaminadas do planeta.

A lista da Xinhua inclui ainda Tchernobil (Ucrânia), Mogadíscio (Somália), a também poluída cidade de Dzerzinsk (Rússia) e comunidades pobres do Quênia, da Zâmbia e do Camboja.

A agência mantém o site de notícias mais visitado da China e o terceiro do mundo, com cerca de 800 milhões de acessos diários.


Veja os investimentos nas favelas cariocas:


Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário