Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

domingo, 13 de junho de 2010

Secretária Municipal de Educação do Rio anuncia parceria com o Estado em favelas com UPP

 
RIO - Continuar encarando a difícil tarefa de educar em áreas de risco e participar ativamente do processo de implementação de projetos sociais em comunidades pacificadas estão entre os principais desafios da secretária municipal de Educação, Claudia Costin. Em agosto, o programa Escolas do Amanhã, de reforço escolar em 150 unidades cujos alunos são afetados pela violência, completa um ano. "É bom saber que estamos conseguindo atuar numa parte esquecida da cidade, de onde pode vir uma transformação importante", diz ela.
Um dos grandes desafios para o trabalho nas Escolas do Amanhã, como foi abordado na série "O x da questão", é fazer as crianças que moram em favelas conseguirem ter sonhos. Isso está mais perto de acontecer?

CLAUDIA COSTIN: Já podemos perceber que há uma melhoria da aprendizagem especialmente do 1 ao 6 ano do ensino fundamental. Mas é muito cedo para comemorar. O importante é que o projeto está andando e se consolidando. O modelo, com estagiários, oficinas com várias atividades, mães voluntárias, entre outras iniciativas, vingou.

O projeto Escolas do Amanhã chegou praticamente junto com o das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). As escolas municipais estão se inserindo nesse processo?

COSTIN: Nas áreas pacificadas, estamos conversando com o estado para fazer um trabalho conjunto. Ali, durante muitos anos, a escola foi praticamente a única presença do poder público nessas áreas. Há uma experiência acumulada pela equipe escolar que pode ser repassada.

De que forma pode haver essa parceria?

COSTIN: Já tivemos reuniões com a Secretaria estadual de Assistência Social. A aprendizagem que a escola teve na comunidade pode ser compartilhada no processo de introdução dos novos serviços sociais. As escolas já têm, por exemplo, um mapeamento das famílias, que pode ser importantes no lançamento de campanhas de saúde. Ao se introduzir um sistema de coleta de lixo seletiva, as próprias crianças podem ajudar.

Fonte: http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário