Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

sábado, 19 de junho de 2010

Para presidente da Vale, Brasil é o melhor lugar para construir siderúrgicas

 Na inauguração da ThyssenKrupp CSA Siderúrgica do Atlântico, Roger Agnelli destacou possível aumento da demanda 

 São Paulo - Na manhã de hoje (18/6), ThysenKrupp e Vale inauguraram a ThyssenKrupp CSA Siderúrgica do Atlântico, em Santa Cruz (RJ), próximo ao porto de Sepetiba. O projeto começou a ser pensado em 2004 e foi anunciado em 2006. Na inauguração, o presidente da Vale, Roger Agnelli, destacou o papel do Brasil nesse setor.

"Entendemos que o Brasil é o melhor lugar para produzir aço", disse Agnelli. A CSA surge em um momento de aquecimento econômico. "O grande problema de uma siderúrgica, quando se investe esse montante, é ter mercado para colocar", disse Agnelli. Segundo o presidente da Vale, o mercado brasileiro ainda não é grande o suficiente, mas deve crescer.

"Se a gente olhar o pré-sal, a necessidade de aço é imensa", disse Agnelli. Além dessa demanda crescente, a demanda pelo aço da Vale nos próximos cinco anos também será grande, segundo o presidente, e o excesso de produção de hoje deve acabar logo. O CEO da Thyssen, Ekkehard Schulz, estimou que, em três ou quatro anos, a economia global terá voltado à sua forma, e espera que nesse momento a CSA tenha atingido sua capacidade máxima "e produzir não cinco, mas seis milhões de toneladas", disse.

Agnelli afirmou que a demanda por minério continua firme, liderada pela China, uma vez que os EUA não são um grande consumidor de minérios brasileiros porque têm suas minas. "Se o preço vai flutuar, isso é o mercado que vai dizer. O que posso garantir é que o mercado continua muito firme", disse Agnelli.

A participação da Vale na CSA é de 26,87%, sendo o restante parte da ThyssenKrupp. O complexo siderúrgico vai aumentar em 40% as exportações brasileiras, segundo a Vale.

Mais três 

A CSA é a primeira das quatro siderúrgicas nas quais a Vale participa. Os projetos siderúrgicos nos quais a Vale está diretamente envolvida totalizam 21 bilhões de dólares, com geração de mais de 80.000 empregos na implantação, segundo a empresa.

Fonte: http://portalexame.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário