Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

terça-feira, 29 de junho de 2010

PF desarticula quadrilha que fraudava diplomas em Mato Grosso do Sul e mais seis estados

Paulistec foi desarticulada em 31 de maio pela Decon e agora também é alvo de ação da Polícia Federal
Foto: Deurico/Arquivo Capital News

A Polícia Federal cumpriu 57 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul e em mais seis estados na Operação Formatura. O objetivo era desmantelar uma quadrilha que fraudava diplomas dos ensinos Fundamental e Médio, como a Paulistec, já investigada pela Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo (Decon). Uma das outras empresas que atuavam no Estado e que também foi alvo da operação é a Idefor, que funcionava próximo à antiga rodoviária.

Somente em Mato Grosso do Sul, a PF cumpriu 25 mandados de busca e apreensão, sendo 14 em Campo Grande. Os outros foram cumpridos em Alcinópolis, Rio Negro, Sidrolândia, Nova Andradina, Corumbá, Ponta Porã, e Ivinhema. No Estado vizinho, Mato Grosso, foram cumpridos dois mandados na cidade de Rondonópolis. No estado de São Paulo foram cumpridos 11 mandados, sendo seis em São José do Rio Preto, dois na capital e o restante nas cidades de Dracena, São Carlos e Sorocaba.
Mandados ainda foram cumpridos no Espírito Santo, no município de Serra; no Paraná, onde cinco mandados foram cumpridos nas cidades de Curitiba e Pinhais; em Santa Catarina, onde foram cumpridos 12 mandados em Joinvile, São José, Jaraguá do Sul, Blumenau e Gaspar, além de um mandado na capital do Rio de Janeiro.
Conforme a PF, as empresas confeccionavam certificados de conclusão de curso falsos, especialmente no que se refere à conclusão de ensino à distância relacionado aos ensinos médio e fundamental. As investigações foram iniciadas no ano de 2008, por ocasião de denúncia recebida, via internet, pela PF de Campo Grande (MS), que instaurou inquérito para apurar as irregularidades em toda sua extensão, bem como identificar estabelecimento e pessoas envolvidas no esquema.
A operação é concentrada na PF em Mato Grosso do Sul e todos os materiais apreendidos serão encaminhados para o Setor de Perícias Criminais da PF. Ninguém foi preso.
Paulistec
A empresa Paulistec, do empresário Mauro de Napóli, foi desmantelada pela Decon no dia 31 de maio. Além de Napoli, outras cinco pessoas foram indiciadas por formação de quadrilha e estelionato. A Justiça ainda bloqueou R$ 2 milhões do empresário para pagamento dos alunos lesados e restituição dos valores pagos.
Fonte: www.capitalnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário