Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Lula e Dilma confirmam a Zeca participação na campanha em MS


 
 
Tanto o presidente Lula quanto a candidata a presidente da República Dilma Rousseff virão a Mato Grosso do Sul reforçar a campanha do pré-candidato a governador Zeca do PT. A informação foi repassada ao próprio Zeca pelo presidente Lula e por Dilma Rousseff, hoje (13/06), durante a convenção nacional do PT, em Brasília. Zeca e sua esposa, a professora Gilda dos Santos, estão em Brasília desde a tarde da sexta-feira (11/06), hospedados no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Lula e da primeira-dama Marisa Letícia.

Hoje, participaram da convenção nacional do PT e depois retornaram ao Alvorada. Zeca e Gilda pretendiam voltar a Campo Grande ainda neste domingo, mas atendendo a pedidos de Lula e Marisa Letícia, permanecem até amanhã em Brasília. O presidente queria que Zeca assistisse com ele à estréia do Brasil na Copa do Mundo, contra a Coréia do Norte, na terça-feira, mas devido a compromissos políticos, o pré-candidato a governador pediu desculpas a Lula e embarca amanhã a Campo Grande, onde à tarde tem reunião com a executiva do PT.

Nesta reunião será confirmada a convenção do PT para dia 30 de junho. Depois de homologado candidato a governador, Zeca inicia a campanha eleitoral, que contará com o apoio intensivo do PT nacional. O presidente Lula garantiu presença tanto no programa eleitoral de rádio e TV, quanto no palanque de Zeca. Dilma Rousseff também assegurou que virá a Mato Grosso do Sul, trazer sua mensagem aos eleitores e pedir votos a Zeca. 

Na convenção, que aconteceu no auditório do Centro de Convenções Unique Palace, em Brasília, Zeca encontrou o senador Delcídio do Amaral, que lhe reportou a conversa mantida com Dilma durante a reunião do diretório nacional do PT, realizada ontem (sábado). Dilma já havia dito a Delcídio que participaria da campanha em Mato Grosso do Sul, informação que foi reiterada a Zeca.

A convenção foi considerada por Zeca uma “celebração à mulher”, pela presença forte de mitos do sexo feminino, como Maria da Penha (que empresta nome à lei contra violência doméstica); Ivanete Pereira (do grupo Mães contra o crack), Ildelene (primeira capitã de um navio que transporta petróleo), Janaína Oliveira (rapper formada em publicidade com uma bolsa do ProUni), Dona Raimunda dos Cocos (mulher de 70 anos que dedicou 38 à defesa dos direitos humanos e à organização dos trabalhadores rurais em Tocantins) e a escritora feminista Rosemarie Muraro.

Durante os discursos de Lula e Dilma, Zeca disse que se emocionou, por constatar o avanço que teve o País nos últimos oito anos e vislumbrar um futuro brilhante, “sob o comando forte da primeira mulher presidente da República”.

Com Dilma, na avaliação de Zeca, o PT faz uma viagem de volta às suas origens ao elevar como prioridades as bandeiras históricas do partido, que são a Educação e a Saúde.

Estados

Nos dois dias em que esteve com o presidente Lula, no Alvorada, Zeca disse que conversou muito sobre política, sobretudo de Mato Grosso do Sul. “Ouvi do presidente a firme determinação de se engajar para eleger governadores do PT onde quer que disputem.” O PT disputa com candidatos próprios a governador em onze estados, incluindo Mato Grosso do Sul. Lula disse que sua prioridade será ajudar os candidatos petistas, em seguida, apoiar os candidatos de partidos aliados em que o PT figure na aliança. E Mato Grosso do Sul, pelo histórico de amizade entre Lula e Zeca, terá prioridade na agenda presidencial.

A disposição do presidente de se engajar de corpo e alma na campanha eleitoral foi comunicada, inclusive, ao presidente do PMDB e candidato a vice-presidente da República na chapa de Dilma, Michel Temer. Zeca também conversou pessoalmente com Temer durante a convenção. “Fiz questão de cumprimentar o Michel pela escolha tranqüila na convenção do PMDB para ser o vice de Dilma, sacramentando assim essa aliança que, em nível nacional, é muito importante para o Brasil”, disse Zeca.

De volta a Mato Grosso do Sul, Zeca disse que a prioridade será finalizar a costura de apoios para sua candidatura e preparar a convenção do PT, a ser realizada dia 30. “Com o PT cada vez mais unido e a militância motivada, vamos fazer uma campanha emblemática, tenho dito que será a mais simbólica de todas, por essa coincidência de fatores que vive a política nacional. Temos uma mulher candidata a suceder o operário, que foi o maior presidente que este país já viu, uma figura de relevância mundial. E em Mato Grosso do Sul, o PT e os partidos aliados vão levar essa mensagem, de um estado forte para acompanhar o Brasil gigante que Lula e Dilma projetam, um estado justo, generoso com os mais humildes, que respeita e se faz respeitar, acima de tudo, um estado democrático”.

Fonte:  http://www.jornaldiadia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário