Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

sábado, 5 de junho de 2010

Saúde quer doador adolescente e idoso

 
Proposta prevê reduzir idade mínima de 18 para 16 anos e aumentar máxima de 65 para 68; objetivo é aumentar estoque de hemocentros

O Ministério da Saúde colocou em consulta pública uma proposta para permitir que pessoas entre 16 e 68 anos sejam doadores de sangue. Atualmente pessoas com idade entre 18 e 65 anos são autorizadas a doar. A mudança agradou os responsáveis pelo Hemocentro de Ribeirão Preto, que convive com estoques baixos.

A proposta, que faz parte da nova Política de Procedimentos Hemoterápicos, ficará em consulta pública até 2 de agosto e pode ser acessada pelo site:

Se for aprovada e sancionada, a ampliação da faixa etária deve refletir no número de doadores com mais de 65 anos no Hemocentro de Ribeirão. "Muitos dos doadores mais velhos reclamam quando precisam deixar de doar por chegar na idade máxima. Com base nisso, acredito que o crescimento deve ser na faixa etária dos 65 a 68 anos", diz a assistente social do órgão, Marina Braga.

Desconhecimento

O estoque de doações em Ribeirão continua abaixo da média necessária. O posto tem recebido metade das 60 doações diárias das quais necessita. Segundo Marina, um dos motivos que explicam a redução no número de doadores é a vacinação contra a influenza H1N1 e a gripe.

Fonte: http://www.jornalacidade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário