Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Alerta de tsunami após terremoto em Vanuatu é suspenso


Sydney (Austrália), 10 ago (EFE).- As autoridades de Vanuatu, no Pacífico sul, suspenderam o alerta de tsunami declarado por causa do terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter registrado nesta terça-feira, e que causou apenas pequenos danos.

O alerta foi retirado cerca de duas horas depois que o tremor, que durou cerca de dez segundos, causou pânico em Port-Vila, a capital, onde soaram as sirenes para avisar que a população devia procurar refúgio em lugares altos.

O forte tremor causou rachaduras em alguns edifícios, danificou a rede de telefonia e deixou setores da cidade sem eletricidade, segundo residentes citados pela rádio australiana "ABC".

O aviso foi emitido pelo Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico com sede no Havai, que assinalou que "a leitura ao nível do mar" indicava que tinha sido gerado um maremoto e "uma primeira onda de 23 centímetros" tinha tocado a costa de Port-Vila.

O epicentro do terremoto estava a 35 quilômetros de profundidade sob o nível do mar e a 39 quilômetros ao noroeste da capital, Port-Vila, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Vanuatu está situado perto do chamado "Anel de Fogo do Pacífico" e de vulcões submarinos, por isso habitualmente registra atividade sísmica.

Há um mês, outro tremor, de magnitude 7,2, obrigou as autoridades a declararem um alerta de tsunami que acabou sendo cancelado.

Fonte: Agencia EFE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário