Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

terça-feira, 10 de agosto de 2010

BB e Bradesco integrarão holding do BES na África


O BB (Banco do Brasil) assinou com o Bradesco e o BES (Banco Espírito Santo S.A.) memorando de entendimento para estabelecer parceria estratégica na África. A intenção dos bancos é participar em uma holding financeira que consolidaria as atuais operações do BES no continente africano. A holding coordenará futuros investimentos envolvendo a aquisição de participações em outros bancos e o estabelecimento de operações próprias no continente africano.

O BES tem 100% de participação na holding BES África. Os dois bancos brasileiros vão entrar no capital dessa empresa. O BES atua em países como Angola, onde tem 30 agências e Líbia, com 20.

O BES, com sede em Lisboa, é o segundo maior banco comercial privado de Portugal e está presente em 18 países e quatro continentes. A efetivação da operação está sujeita à realização de estudos técnicos, jurídicos, financeiros, à negociação satisfatória dos documentos definitivos e ao cumprimento das formalidades legais e regulatórias de cada País.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a associação para participar de uma holding financeira não descarta a intenção do BB de ampliar seu processo de internacionalização, sobretudo nos Estados Unidos.

Segundo ele, o BB já recebeu autorização do Federal Reserve (o banco central norte-americano) para atuar nos Estados Unidos como instituição comercial, com foco em áreas onde têm maiores concentrações de brasileiros.

Segundo o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendini, a holding sairá em até 90 dias. Serão definidos os valores a serem investidos e a composição acionária. "Em 60 a 90 dias teremos isso definido."

O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, disse que a África é a nova fronteira de expansão para bancos e empresas brasileiras. "Há países com baixíssima bancarização", afirmou.

Mantega afirmou que a holding visa dar apoio a empresas de brasileiros que atuam em seis países da África (Angola, Cabo Verde, Marrocos, Argélia, Moçambique e África do Sul).

Fonte: http://www.dgabc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário