Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Primeira pesquisa do Ibope em MS coloca André 17% à frente de Zeca do PT; Nei aparece com 1%


Primeira pesquisa do Ibope sobre as intenções de voto no Estado para o cargo de governador mostra o candidato à reeleição André Puccinelli (PMDB) à frente, com 52% da preferência entre os eleitores ouvidos. José Orcírio Miranda dos Santos (o Zeca do PT), que pretende retornar à função, vem em seguida, com 35%. Nei Braga (PSOL) é o terceiro colocado, com 1%.

Encomendada pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) e realizada em Mato Grosso do Sul entre 28 e 31 de julho, a pesquisa entrevistou 1.204 eleitores.

Os que se dizem indecisos somam 9% e, os que declararam que votarão em branco ou nulo, 3%. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o grau de confiança de 95%.

Considerando a margem de erro: André tem entre 49% e 55%; Zeca entre 32% e 38%; e Nei, entre 0% e 4%.

Quando se trata de pesquisa espontânea – aquela em que o entrevistado diz o primeiro nome que vem à cabeça, sem uma lista de consulta – o peemedebista também leva vantagem, mas, a disputa fica muito mais intensa: 38% dizem André Puccinelli, enquanto 25% falam em Zeca. Os que lembram de Nei Braga somam 1%. O que pode fazer a diferença é a conquista do voto dos que se dizem indecisos. São 33%, um bolo grande a ser fatiado. E, os que disseram votar branco ou anular o voto, 2%.

Já, quando a pergunta é sobre quem o eleitor acredita que será eleito, 56% dizem que acreditam que André será reeleito, 29% dizem que Zeca vence e 13% estão indecisos. Nei não aparece.

Tratando-se de rejeição, Nei Braga é o candidato em que as pessoas ouvidas disseram que não votariam. Ele recebeu 36% de rejeição. Já 30% falaram que nunca votariam em Zeca. Os que disseram não votar em André este ano, somam 17%. Outros 16% não souberam ou não quiseram opinar.

A pesquisa, divulgada na tarde dessa segunda-feira (02/08), está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TER-MS) com o número 26041/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo 21022/2010.

Fonte: http://www.capitalnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário