Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Google afirma existir 129.864.880 livros no mundo

O cálculo foi realizado pela divisão Google Books, cujo objetivo é digitalizar todos os livros do planeta

O Google anunciou em um de seus blogs o número total de livros que existem no mundo. Segundo o cálculo realizado pela empresa, existem 129.864.880 unidades, distribuídas entre os cinco continentes.

O método usado pela companhia na soma foi divulgado na rede pelo engenheiro de software Leonid Taycher. Informações de fontes como bibliotecas, livrarias e catálogos serviram como base para o cálculo.

Para se chegar ao número final foi preciso fazer uma série de filtros, no intuito de diminuir duplicações. Os dados foram, então, reunidos pela equipe e organizados por meio de seus atributos: nome do livro, autor, editora, ISBN e ano de publicação.

Após a exclusão de microfilmes, mapas e outros materiais que, segundo a empresa, não são considerados livros, o Google chegou a marca final: 129.864.880.

"Finalmente podemos contar todos os livros do mundo. Existem 129.864.880 deles, pelo menos até domingo", disse Taycher no blog.

O serviço Google Books pretende digitalizar todos os livros do mundo. Desde que foi lançada, a iniciativa tem sido alvo de críticas, principalmente pelos órgãos que defendem os detentores de direitos autorais. No começo deste ano, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos também mostrou-se desfavorável ao projeto.

Fonte: http://veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário