Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Mais de 80 mil eleitores vão votar para presidente fora de suas cidades


Balanço divulgado no início da noite deste domingo (15/08) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aponta que pelo menos 80.450 eleitores se cadastraram, até as 19h, para votar em trânsito (fora do seu domicílio eleitoral) para presidente e vice em 3 de outubro deste ano.

O prazo para a inscrição termina hoje (15/08), mas o horário varia de acordo com o estipulado pelos Tribunais Regionais Eleitorais.

Para um eventual segundo turno, previsto para ocorrer em 31 de outubro, 76.485 eleitores optaram por votar fora de suas cidades em todo o país.

Esta é a primeira vez que o Brasil permitirá o voto em trânsito para presidente da República, porém, era preciso avisar com antecedência e pedir o registro - o período de cadastramento começou em 15 de julho.

Grande parte dos eleitores deve votar em trânsito na cidade de São Paulo. De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), 24.850 eleitores optaram por esse tipo de voto, sendo que 12.749 votarão dessa forma no primeiro turno e 12.101 no segundo turno. Somente na cidade de São Paulo, serão instaladas 44 seções eleitorais em três locais exclusivos para esse tipo de votação: no Memorial da América Latina (ao lado do metrô Barra Funda), e nas estações de metrô Paraíso e República.

Quem votar em trânsito para presidente não precisa justificar a ausência de voto para os demais cargos em disputa, mas a justificativa ainda vale em caso de ausência no voto para presidente. Já quem não fez essa opção, mas estará fora do domicílio eleitoral, ainda precisa justificar a ausência à Justiça Eleitoral.

Fonte: http://noticias.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário