Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

domingo, 15 de agosto de 2010

Eleitores aproveitam último dia para cadastrar voto em trânsito

 Cartório na Avenida Brigadeiro Luis Antônio atendeu cerca de 40 pessoas nas duas primeiras horas do plantão (Foto: G1/G1)

Na capital paulista, um cartório abriu às 9h; demais atendem após 12h.

Eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral pode votar para presidente.

Este domingo (15) é o último dia para fazer o cadastro que permitirá ao eleitor votar em trânsito. Em São Paulo, apenas um cartório abriu a partir das 9h - os demais passam a funcionar das 12h às 18h -  e nas duas primeiras horas de atendimento recebeu cerca de 40 pessoas.

Realizar o cadastro permite ao eleitor fora de seu domicílio eleitoral votar para presidente, desde que esteja em uma capital de estado ou no Distrito Federal e tenha feito o registro prévio. O funcionário público Adiel Góes, natural de João Pessoa, na Paraíba, aproveitou a manhã de domingo para levar a esposa para realizar o cadastro. Pouco antes das 11h, ele não enfrentou fila e o atendimento não levou mais de cinco minutos.

Há quatro anos em São Paulo, o funcionário público faz questão de votar e já tem candidato. "Quero votar, (o cadastro) foi uma oportunidade. Já estou em São Paulo há cinco anos e não votei na eleição anterior", disse.

Na capital paulista, apenas o cartório localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 453, abriu a partir das 9h. (Confira o endereço dos cartórios de São Paulo no site do TRE.) Os funcionários informaram que houve fila no começo da manhã, antes da abertura, mas pouco tempo depois o movimento era tranquilo. Durante a meia hora em que a reportagem permaneceu no local, apenas três pessoas foram atendidas, sem filas.

Como cadastrar

Para se cadastrar, o eleitor deve procurar qualquer cartório eleitoral do país, com título de eleitor e documento de identidade oficial com fotografia. Os horários de atendimento dependem de decisão de cada cartório eleitoral.

Até as 17h40 de sábado, os tribunais regionais eleitorais de todo o país já haviam receberam 61,3 mil registros de eleitores para votar em trânsito no primeiro turno da eleição. Outros 58,2 mil eleitores se cadastraram para votar em um eventual segundo turno, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A diferença entre os registros de primeiro e segundo turno se explica pela conveniência do eleitor. Há casos em que o cidadão vai estar fora de seu domicílio eleitoral no dia 3 de outubro, quando ocorre o primeiro turno da eleição, mas não no dia 31 de outubro, data de um eventual segundo turno.

Novidade nas eleições deste ano, o voto em trânsito foi aprovado pelo Congresso no ano passado.

Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário