Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

sábado, 21 de agosto de 2010

Cabral elogia atuação da polícia em tiroteio com refém em São Conrado

O Hotel Intercontinental foi invadido por bandidos

Na ação, 10 criminosos foram presos e uma mulher morreu.

O governador Sérgio Cabral classificou como "firme, profissional e com efetividade" a atuação da polícia durante o tiroteio em São Conrado, na Zona Sul do Rio, neste sábado (21/08). A ação, em que 35 pessoas foram mantidas reféns, resultou na prisão de dez suspeitos e na morte de uma mulher que, segundo a Secretaria de Segurança Pública, trabalhava para o tráfico de drogas na Rocinha e era foragida da Justiça.

Cabral disse ainda, por meio de nota, que que tem convicção que o combate ao crime no Rio está no caminho certo.

"Importante destacar a ação da polícia. Firme, profissional e com efetividade. Não temos nenhuma ilusão, desde o primeiro dia de Governo, sobre o tamanho do nosso desafio. Mas temos a convicção de que estamos no caminho certo. Em breve, o povo do Vidigal e o povo da Rocinha estarão livres do poder paralelo", diz a nota do governo do Rio.

Hóspedes foram feitos reféns

Cinco hóspedes do Hotel Intercontinental estavam entre as 35 pessoas feitas reféns por criminosos que invadiram o hotel de luxo em São Conrado, na Zona Sul do Rio na manhã deste sábado (21/08). Criminosos invadiram o local após trocarem tiros com a polícia na Rua Aquarela do Brasil, no mesmo bairro, por volta de 8h da manhã. Além da mulher morta no tiroteio, quatro policiais militares ficaram feridos.

Dez suspeitos foram presos após cerca de três horas de negociação, feita por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar. Ninguém ficou ferido durante a invasão do hotel.

De acordo com o tenente-coronel Lima Castro, relações-públicas da PM, a ação dos criminosos começou quando o grupo deixava uma festa e se deparou com uma equipe da PM. O grupo estava em uma van e motos quando encontrou a equipe da PM, que chamou reforço para o local.

De acordo com a polícia, a mulher que morreu estava entre os criminosos. Contra ela havia um mandado de prisão.

Para fugir da polícia, alguns dos criminosos entraram no Hotel Intercontinental. Segundo testemunhas, eles entraram armados pela cozinha e fizeram hóspedes e funcionários reféns.

“A polícia está preocupada agora em verificar se nenhum outro criminoso está no hotel. Estamos checando tudo e vamos vasculhar quarto por quarto. Checar passaportes para ter certeza de que a área está totalmente limpa”, afirmou o coronel.

Há a suspeita de que ainda há criminosos no local. Já foram apreendidos oito fuzis e cinco pistolas. Uma granada foi encontrada num condomínio ao lado do hotel.

Testemunhas contaram que viram um grupo de aproximadamente 70 pessoas, vestidas de preto, atirando para o alto. De acordo com os relatos, os homens desceram de vans, motos e de um caminhão de lixo, e seguiram a pé pela Avenida Aquarela do Brasil em direção à orla de São Conrado.

Uma moradora de um condomínio que fica nesta avenida viu homens invadindo o condomínio com armas. O porteiro ligou e avisou que havia gente na portaria, para ela não sair de casa. “Estava dormindo quando escutei barulho de tiros. Fui até a janela e vi muitos homens armados correndo. Alguns inclusive passando para dentro do meu condomínio. As pessoas gritavam muito e pediam para ficarem abaixadas”, relatou ela.

Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário