Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Governo brasileiro oferece oficialmente asilo à iraniana condenada à morte


O embaixador brasileiro em Teerã, Antonio Salgado, abriu as negociações do Brasil para oferecer oficialmente asilo para a iraniana Sakineh Ashtiani, de 43 anos, que foi condenada à morte por adultério.

O Itamaraty informou que as sugestões já foram apresentadas pelo representante brasileiro a autoridades em Teerã.

A iraniana aguarda a definição de seu caso, provavelmente na quarta-feira, na prisão de Tabriz, no noroeste do Irã. O método da execução seria por apedrejamento, porém foi mudado depois para enforcamento.

O caso dela ganhou grande repercussão  internacional. No Brasil, além do presidente  Luiz Inácio Lula  da Silva, que se manifestou indicando que alimentava poucas esperanças de que o pedido de perdão fosse respondido rapidamente pelas autoridades da nação Islâmica, no último sábado.. Após oferecer asilo à mulher, uma proposta aceita por ela , e ser criticado por Teerã, o presidente brasileiro avisou que não intercederia mais publicamente na situação .

O advogado iraniano Mohammad Mostafei, que defendeu a iraniana, informou que fugiu para a Noruega em busca de proteção contra as autoridades do seu país, no domingo.

Fonte: http://www.sidneyrezende.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário