Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

sábado, 21 de agosto de 2010

Expansão de campus Sorocaba da UFSCar é inaugurada por Lula


A segunda fase do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi entregue nesta sexta-feira (20) pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. As obras no local prosseguem com a construção de salas de aula, laboratórios e auditório. Atualmente, a UFSCar em Sorocaba tem cerca de 2 mil alunos em 14 cursos. A expectativa é que em 2012 sejam 3.220 alunos.

Instalado na cidade desde 2006, o campus ganhou sede própria em 2008. Antes, as atividades eram desenvolvidas em espaço provisório na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). A instalação do campus teve apoio da prefeitura na doação do terreno e na oferta de infraestrutura para a região. A UFSCar fica no bairro Itinga, na Rodovia João Leme dos Santos.

Participaram do evento o governador de São Paulo, Alberto Goldman e o prefeito de Sorocaba, Vitor Lupi (PSDB). O ministro Fernando Haddad participou através de transmissão em vídeo direto de Santa Catarina, onde a universidade federal também celebrava a entrega de novo campus.

Tanto o governador quanto o prefeito foram vaiados durante seus discursos. Manifestantes, a maioria vestida com camisas vermelhas da CUT, exibiram faixas e papéis com palavras de protesto. “Nada nem ninguém, como nunca na minha vida, há de me intimidar”, disse Goldman.

O governador ressaltou os números do governo paulista na educação e disse que a ajuda do governo federal na educação no estado é bem-vinda. O prefeito de Sorocaba afirmou que entendia as manifestações e destacou que o novo campus tem compromisso com a pesquisa e desenvolvimento regional. “Melhor que uma cidade desenvolvida é uma região desenvolvida”, disse.

Em seu discurso, Lula reapresentou os índices de investimento do governo federal em educação e destacou o número de escolas técnicas construídas em sua gestão. “Estamos colhendo aquilo que plantamos”, disse.

Primeira fase

O campus Sorocaba está em sede própria desde junho de 2008, quando a primeira fase das obras foram entregues pelo Ministro Fernando Haddad. Com a conclusão da segunda fase, os alunos passam a contar com 17 salas de aula, 15 laboratórios de ensino e pesquisa e três de Informática, restaurante universitário, biblioteca, quadra de esportes, vestiário e oficina de ensino.

De acordo com a UFSCar, está em andamento a construção de um edifício que abrigará 30 novos laboratórios, 14 salas de aula, auditório para 146 pessoas, sala de professores, sala técnica, copa e sanitários.

Engenharia e Agroecologia

Desde 2006 funcionam os cursos de Engenharia de Produção, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) e Turismo. Em 2007, foi criado o curso de Engenharia Florestal e, em 2008, foi a vez da Ciência da Computação e de Ciências Econômicas. Em 2009, mais sete cursos foram criados: Administração e as Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química.

O campus Sorocaba oferece também o Curso Especial de Bacharelado em Agronomia com ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis, destinado aos assentados da reforma agrária. Segundo a UFSCar, é realizado em parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário