Saber

O saber é humano, a sabedoria é divina...

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dilma abre 20 pontos de vantagem e passa Serra em SP


SÃO PAULO (Reuters) - A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, ampliou a vantagem sobre seu principal adversário, José Serra (PSDB), para 20 pontos, mostrou pesquisa do instituto Datafolha publicada nesta quinta-feira.

Dilma aparece com 49 por cento das intenções de voto, dois pontos a mais do que na pesquisa divulgada no último fim de semana, enquanto Serra caiu um ponto e está com 29 por cento, de acordo com o instituto.

A candidata do PV, Marina Silva, manteve os nove pontos que havia obtido no levantamento anterior. Nenhum dos demais candidatos conseguiu somar 1 por cento da intenção de voto. Quatro por cento afirmaram que votarão em branco ou anularão o voto e 8 por cento disseram não saber em quem votará.

De acordo com a sondagem do Datafolha, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo e publicada pelo diário em sua edição desta quinta, Dilma aparece com 55 por cento das intenções de voto válido e venceria a eleição ainda no primeiro turno, marcada para 3 de outubro.

As oscilações dos dois principais candidatos aconteceram dentro da margem de erro do levantamento, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha entrevistou 10.948 pessoas nos dias 23 e 24 de agosto.

O Datafolha também perguntou em quem os eleitores votariam num eventual segundo turno entre Dilma e Serra. A petista ganhou dois pontos em relação ao levantamento anterior e agora tem 55 por cento das intenções de voto num eventual segundo turno. O tucano caiu três pontos e agora tem 36 por cento.

Na pesquisa espontânea, Dilma subiu quatro pontos, para 35 por cento, e Serra cresceu um ponto, para 18 por cento.

DILMA BATE SERRA EM SÃO PAULO

O Datafolha mostrou a candidata petista superando seu principal adversário nas intenções de voto nos Estados com maior número de eleitores do país, incluindo São Paulo, principal reduto eleitoral de Serra, que governou o Estado até março deste ano.

Dilma aparece com 41 por cento da preferência do eleitorado paulista, contra 36 por cento do tucano. São Paulo é o Estado com maior número de eleitores do país, mais de 30 milhões, de acordo com o Tribunal Superior Eleitora (TSE).

Em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do Brasil, Dilma tem 48 por cento das intenções de voto, contra 29 por cento de Serra. No Rio de Janeiro, Dilma tem 46 por cento, ante 23 por cento de Serra.

No Estado quarto colocado em número de eleitores, Bahia, Dilma tem 60 por cento, contra apenas 22 por cento de Serra e, no Rio Grande do Sul, a petista aparece com 43 por cento, ante 39 por cento do tucano.

Dilma lidera também em todas as regiões do país. Ela bate Serra por 44 a 32 por cento no Sudeste, 43 a 36 na região Sul, 60 a 21 no Nordeste, e 50 a 29 nas regiões Norte e Centro-Oeste.

De acordo com o Datafolha, Serra é o candidato a presidente com maior rejeição entre os eleitores ouvidos na sondagem, 29 por cento. Dilma é rejeitada por 19 por cento dos entrevistados e Marina por 16 por cento.

Fonte: Reuters/Brasil Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário