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quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Transnordestina nos trilhos


Salgueiro - A maior fábrica de dormentes do mundo em bitola larga, inaugurada no início da tarde de ontem pelo presidente Lula, em Salgueiro, estará operando plenamente até o fim de outubro. A primeira das 12 linhas de produção previstas já está funcionando e a segunda está quase pronta. Juntas, as 12 linhas terão capacidade para produzir 4,8 mil peças (ou três quilômetros) por dia e estimativa é chegar ao fim do ano com 230 mil dormentes finalizados, acelerando a implantação da estrada de ferro. A obra completa irá consumir nada mais nada menos que três milhões de dormentes que, se alinhados, poderiam ligar o Rio de Janeiro a Lisboa, em Portugal.

A fábrica de dormentes foi construída dentro do canteiro industrial de 46 hectares (ou 63 campos oficiais de futebol) que a construtora Odebrecht montou para dar suporte às obras da Ferrovia Transnordestina. O empreendimento, que recebeu investimento total de R$ 115 milhões, conta ainda com uma usina de britagem, com capacidade diária de produzir 4.250 metros cúbicos de brita de lastro. O projeto completo tem previsão de consumir 3,5 milhões de metros cúbicos de brita. O estaleiro de solda, por sua vez, irá produzir 180 soldas elétricas por dia. Quando as três unidades estiverem operando plenamente, em novembro, será possível instalar 2,4 mil metros de ferrovia por dia. Atualmente, o canteiro emprega cerca de 600 pessoas.

A impressão que dá é que a Transnordestina está, finalmente, entrando nos trilhos. O próprio presidente Lula reconheceu que não é fácil tirar um projeto desse porte do papel. "Demoramos cinco anos para chegar ao ponto em que nós chegamos. Só eu participei de 31 reuniões. Quando a gente pensava que estava resolvido o problema no estado de Pernambuco, aparecia um negócio no estado do Piauí. Quando você pensava que tinha resolvido o negócio do Piauí, aparecia um problema no estado do Ceará", discursou.

De fato. Desde o início das obras, em junho de 2006, não foram poucos os entraves. Problemas com o projeto, com a supressão vegetal, com as desapropriações, com a liberação dos recursos. A Transnordestina está orçada em R$ 5,4 bilhões e sua viabilização envolve uma complexa engenharia financeira. "É um verdadeiro inferno concluir um projeto dessa magnitude", desabafou Lula, que minutos antes acionava a primeira linha de produção de dormentes com quase uma hora de atraso em relação ao horário previsto em sua agenda, ao lado do presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) Benjamin Steinbruch e do presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht.

A Transnordestina liga o município de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), através de 1.728 quilômetros de trilhos. Essa extensão equivale a quatro vezes a distância entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Sua conclusão está prevista para dezembro de 2012. O presidente da Transnordestina Logística, Tufi Daher Filho, revelou que a empresa já importou 170 mil toneladas de trilhos, de um total de 270 mil toneladas que serão necessárias. "Hoje (ontem) é o dia em que comemoramos o avanço das obras", resumiu, convidando Lula a inaugurar alguns trechos que, segundo ele, devem ficar prontos até o fim deste ano.

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br

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